A tecnologia finalmente alcançou o mercado dos restaurantes. A grande maioria das casas já se aventura pela internet, disponibilizando em seus sites uma prévia do ambiente e do cardápio que é servido no local. Entretanto, agora muitos restaurantes estão indo além e levando esta tecnologia para dentro de seus restaurantes através do cardápio digital. Você conhece esta nova tendência? Será que vale a pena? Continue acompanhando o nosso artigo e saiba mais!
O cardápio digital
O cardápio digital é uma tecnologia que vem sendo utilizada em vários restaurantes ao redor do mundo, e também chegou ao Brasil. Essas casas têm optado por usar tablets para permitir que seus clientes escolham suas refeições e bebidas, em vez de apresentar o tradicional cardápio de papel. Além da rapidez e eficiência destes equipamentos, o tablet melhora a interação do cliente com o restaurante.
Dinamismo na alteração do cardápio
O cardápio digital é capaz de trazer uma facilidade muito interessante para o dono do estabelecimento que trabalha com essa tecnologia: o dinamismo na hora de alterar informações do cardápio. Se for necessário alterar preço, descrições dos pratos, remover ou acrescentar itens, basta fazer uma alteração simples através do software utilizado nestes tablets, sem a necessidade de imprimir um novo cardápio com as alterações. E o melhor: tudo pode ser feito em questão de minutos.
Esse processo permite que você reduza os prejuízos quando for preciso reajustar o preço de um item no cardápio rapidamente e também diminui seu constrangimento quando o cliente pede algo que não está mais disponível, já que estas alterações podem ser feitas a qualquer momento. Além disso, essa facilidade permite que o estabelecimento possa sempre lançar promoções, pratos especiais ou mensagens festivas no seu cardápio, deixando esse item muito mais interativo e completo para o cliente, que acaba voltando com maior frequência ao restaurante para poder conhecer as novidades.
Otimização do atendimento ao cliente
O cardápio digital pode ser uma ótima alternativa para você otimizar os gastos com pessoal. Algumas casas contam com softwares desenvolvidos para que o cliente faça o pedido para a cozinha diretamente do tablet em que estão consultando o cardápio, facilitando o trabalho do garçom para que ele possa oferecer um tratamento de mais qualidade. Desta maneira, é possível diminuir o tempo de atendimento ao cliente e aumentar a comunicação direta com a equipe responsável pela produção do prato.
Imagens reais dos pratos
Cardápios impressos geralmente não conseguem transmitir a real coloração de um prato. Entretanto, com a ajuda da qualidade das imagens visualizadas em um tablet, é possível passar ao cliente a real sensação daquele prato, ajudando a garantir a escolha certa na hora de fazer o pedido.
Comunicação mais efetiva com os garçons
O cardápio digital facilita a interação do cliente com os garçons, já que ele oferece uma visualização melhor, como, por exemplo, a ampliação de alguma letra difícil de ler, ou até mesmo a possibilidade de se realizar alguma pesquisa sobre o ingrediente desconhecido de alguma receita.
A inovação leva o cliente ao restaurante
Hoje muitas pessoas não saem para restaurantes porque já tem se tornado muito confortável e fácil pedir uma boa comida que será entregue em casa. Por este motivo, é tão importante que os estabelecimentos criem alternativas que estimulem o consumidor a sair da zona de conforto. Uma nova atração como a tecnologia é uma excelente maneira de motivar os clientes para que eles visitem o seu restaurante.
Economia de papel
Um fato que não deve ser esquecido sobre cardápios de papel é que eles frequentemente ficam velhos, sujos ou rasgados, precisando ser reimpressos com uma frequência relativamente grande. Usar o cardápio digital é uma maneira de reduzir seu gasto com papel e, de quebra, ajudar a cuidar do meio ambiente.
Você já conhecia o cardápio digital? Já fez uso desta inovação tecnológica no seu restaurante? Compartilhe suas dúvidas e experiências através do nosso espaço de comentários!
Deixe seu comentário ou dúvida