O treinamento de garçons diz muito sobre o sucesso de um estabelecimento gastronômico. Afinal, ele é um dos principais contatos do cliente com o restaurante. É ele quem interage e se relaciona com os consumidores, além de indicar os pratos principais da casa.
Por ser a pessoa que tem essa maior interação com os clientes, o garçom pode — e deve! — ser o maior vendedor de um restaurante e o responsável pelo aumento do tíquete médio de consumo na casa. Mas entre os principais problemas de hoje está a contratação de profissionais bons e a retenção desses talentos. Por isso, a importância de ter sempre uma equipe sendo capacitada com frequência.
No post de hoje, veremos como o treinamento de garçons pode melhorar o atendimento a clientes e formar um time campeão que contribuirá para os lucros. Acompanhe!
Qual a importância do treinamento de garçons
É essencial um bom programa de treinamento e empreender uma mudança de cultura, tirando o estigma que limita o garçom a um mero tirador de pedidos. É preciso reconhecer nesse membro do time um potencial vendedor e um responsável pela experiência positiva do consumidor.
A experiência do cliente, desde a escolha da mesa até o pagamento da conta, é toda mediada pelos garçons. Então, mesmo se os pratos estiverem maravilhosos, qualquer ruído na relação do garçom com o público pode atrapalhar a boa impressão deixada pela casa.
Um bom treinamento pode elevar a confiança e os resultados gerados por essa equipe no salão. E a tecnologia entra como peça fundamental para este ciclo funcionar, deixando o garçom mais livre para atender melhor enquanto o cardápio digital dá liberdade ao cliente para fazer pedidos de forma mais dinâmica e ágil.
Como treinar os garçons de um restaurante
O treinamento de garçons é muito importante e, o melhor, não é tão difícil assim de ser feito. A questão é só prepará-los bem para deixarem os clientes à vontade e satisfeitos com o serviço que seu restaurante oferece.
Para ajudar, vamos às dicas de como treinar bem os seus garçons:
Relacionamento com os clientes
Como já falamos, os garçons são pessoas fundamentais para a experiência positiva dos clientes. Então, ensiná-los a atendê-los bem é o ponto principal de um bom treinamento. Para isso, os seguintes cuidados são necessários:
- Respeitar a opinião do cliente e ouvi-la com cuidado;
- Estar capacitado para dar sugestões e tirar dúvidas;
- Ser paciente;
- Ficar atento às queixas e críticas dos clientes.
Além disso, o treinamento pode deixar os garçons informados sobre todo o funcionamento do restaurante. Saber indicar onde estão os banheiros, quem é o chefe de cozinha e, é claro, ter conhecimentos dos pratos e bebidas para saber dar sugestões são habilidades que se esperam de um garçom bem treinado.
Ou seja, ter domínio do cardápio é fundamental para o bom desempenho dos garçons.
Atenção à limpeza
A limpeza é importante em qualquer tipo de empreendimento. Mas, quando se trata de um restaurante, a higiene deve ser um dos principais pontos de atenção. Um ambiente sujo causa uma péssima impressão e transmite a ideia de falta de zelo, inclusive, no preparo dos alimentos.
Por isso, os garçons devem ficar atentos, sobretudo, à limpeza do ambiente. Retirar guardanapos, pratos, copos e talheres sujos de cima da mesa. Caso algo caia ou derrame, o garçom também deve agir rápido.
E nada de utilizar produtos de limpeza com odor muito forte. Isso atrapalha a experiência gastronômica do cliente.
Uso de uniformes
É importante que o cliente identifique rapidamente os funcionários de seu restaurante, caso queiram sugestões ou tirar dúvidas. Por isso, os garçons devem estar uniformizados, com roupas que dialoguem com a proposta do estabelecimento e com o próprio ambiente.
Garçons uniformizados, além de facilitar a vida dos clientes, transmite uma sensação de organização. Durante o treinamento, a importância do uso dos uniformes deve ser passada aos garçons para que eles não vejam isso como mera obrigatoriedade.
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