Atualmente, o setor de food service vive algo novo. Foram necessárias mudanças extremas, adaptações e manobras criativas. Por isso, surgiram novos desafios que os donos de restaurantes tiveram que enfrentar. E com esses desafios, apareceram as soluções. Perto do topo da lista está o código QR Code.
O QR Code tornou-se uma ferramenta amplamente cheias de benefícios e incrivelmente útil.
Antes de tudo, é essencial entender o que são e como os restaurantes podem utilizá-los da maneira mais eficiente e eficaz possível, não é?
O que é um código QR Code?
Nos dias e semanas após as paralisações impostas pelo Ministério da Saúde e medidas de distanciamento social, os donos de restaurantes procuraram maneiras de se adaptar e adaptar os negócios para ajudar a mantê-los vivos.
Por isso, os pedidos feitos na internet explodiram de um dia para o outro.
Código QR Code é a abreviação de Quick Response Code, ou na tradução, Código de Resposta Rápida, que é um código único em 2D. Originalmente era utilizado para rastrear veículos durante a fabricação. Portanto, foi desenvolvido para a indústria automotiva e, aos poucos, aplicado em outros setores.
Neste ritmo, os estabelecimentos que ainda não tinham operações de entrega para viagem adotaram tecnologias de pedidos de coleta e entrega, conhecido como delivery.
E com o tempo, os códigos QR Code ajudaram a facilitar e agilizar o processo.
Quais os benefícios dos códigos QR Code para restaurantes
Com certeza, uma boa parte da população já interagiu com códigos QR Code - seja em um restaurante, através de um anúncio em um site ou televisão, até mesmo realizando um pagamento em uma cafeteria, por exemplo.
Por causa da pandemia e da adoção de encontros ao ar livre e jantares internos distantes, os restaurantes voltaram a colocar placas na mesa com um código QR Code.
Ou seja, essa solução sem contato vai ajudar que os clientes vejam os cardápios, façam seus pedidos com segurança e cheguem a pagar sem ter que interagir com a equipe.
Para os restaurantes, isso manteve sua equipe segura quando os estabelecimentos voltaram a funcionar na pandemia de Covid-19.
Contudo, de que outra forma essa ferramenta pode beneficiar os restaurantes?
Vamos te mostrar várias maneiras pelas quais o código QR Code pode ajudar os restaurantes a atrair novos clientes, aumentar os lucros, fidelizar o cliente e otimizar a experiência.
1. Cardápio sustentável e atualizado em tempo real
Sabe aquele momento em que você, dono(a) de restaurante, precisa tirar do cardápio aquele ingrediente que está em falta ou um prato que não está mais na promoção?
Com o cardápio em QR Code você não precisa mais passar um por estresse.
Os menus acessados através dos códigos QR codes são uma entrada simples e sustentável, isso porque não necessário a impressão. Os clientes precisam apenas escanear o código para ver um cardápio. Para restaurantes, isso é um trunfo. O motivo? As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, por exemplo.
2. Pedido e pagamento via QR Code
Já contamos por aqui que a Goomer não se cansa de inovar, né mesmo?
Então, no mês passado percebemos que seria positivo para os clientes dos nossos parceiros que eles acessassem o cardápio via QR Code e realizasse o pagamento também por esse meio.
Resumindo a novidade: os donos de restaurantes passaram a conseguir ativar o modo de operação por comanda, onde os seus clientes poderiam fazer o pedido, receber os pedidos em qualquer mesa ou lugar do estabelecimento e, ao final da experiência, fazer o pagamento.
Neste sentido, essa solução evita filas de espera, até mesmo erros nos pedidos.
Ou seja, essas tecnologias podem ajudar até uma pequena equipe a continuar operando em alto volume e a reter os lucros.
3. Captura de emails para realizar campanhas de marketing
Até agora, encontrar uma maneira de capturar contatos de restaurantes no local era praticamente inexistente, especialmente para restaurantes que não aceitam reservas.
Entretanto, com os códigos QR Code trazendo os clientes para o processo de pedido e pagamento, as informações de contato dos clientes são coletadas pelo restaurante.
Os restaurantes agora podem aumentar sua lista de contatos de marketing a partir dos seus pedidos ou até mesmo na finalização de um pedido.
Isso dá aos restaurantes o poder de manter seus relacionamentos com os clientes e depender menos de plataformas de terceiros que retêm informações para beneficiar apenas seus negócios.
4. Aumento dos lucros por meio de promoções exclusivas
Imagine só: clientes passarem a receber códigos promocionais do seu restaurante por meio do site, da mídia social ou de um e-mail de marketing.
E ao usar os códigos QR Code para fazer pedidos e pagamentos digitalmente, não só seu restaurante sai ganhando.
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Isso poderá elevar a experiência do cliente. Ou seja, vai permitir que um cliente possa aplicar a promoão durante um café da manhã, almoço, lanche ou jantar no local.
Os clientes sentam, leem o código QR Code, veem os cardápios, fazem pedidos e, ao efetuar o pagamento, aplicam o código diretamente para resgatar. É uma boa ideia, não é?
Quer sejam usados no próprio restaurante ou em deliverys, essas são apenas algumas das maneiras pelas quais os restaurantes podem se beneficiar com o uso de códigos QR Code.
Eles são uma ferramenta simples, rápida e poderosa para ajudar a otimizar a experiência, até mesmo com uma equipe limitada, promover o relacionamento com os clientes e aumentar a fidelidade da marca.
Para saber mais sobre como o seu restaurante pode se beneficiar dos códigos QR Code com a Goomer, entre em contato com nossa equipe.
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