20 nomes incríveis para a sua hamburgueria e dicas extras

Neste artigo, estão reunidas ideias muito legais de nomes para hamburgueria, dicas para você construir a sua própria nomenclatura – e o que não deixar para trás no processo! –, além de orientações sobre registro de marca. Confira!

Por Redação Goomer 08 de Fevereiro de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
20 nomes incríveis para a sua hamburgueria e dicas extras

Compartilhe:

Nomes para hamburguerias precisam ser legais, com certeza, mas também precisam ter a cara e a personalidade do estabelecimento, senão, de nada vão adiantar! Pensando em criar o seu? Faça uma lista de palavras-chave e use exemplos inspiradores.

Além disso, entenda também como não agir, considere a proposta do lugar, e não deixe de ler este artigo até o final para absorver ainda mais dicas importantíssimas!

Até o famoso “registro de marca” entra na jogada nesse caso, e você vai entender, aqui, por que ele é tão importante quanto todas as outras orientações. Preparado(a)? Boa leitura!

Como dar nome a uma hamburgueria?

O processo de atribuir nome a uma hamburgueria precisa levar em consideração a proposta, o público-alvo, as particularidades do atendimento, os ingredientes diferentões dos pratos e, em muitos casos, a história por trás da inauguração do estabelecimento.

Munido(a) de informações assim, será fácil para você, por exemplo, definir algumas palavras-chave que podem vir a ser usadas no resultado final.

E tem muito mais nesse bê-a-bá! Dá uma olhada no passo a passo do próximo tópico.

Como inventar nome para lanchonete ou hamburgueria em 10 passos simples

Papel e caneta em mãos – ou CTRL C + CTRL V ativado – para as anotações?

  1. Considere os objetivos e o público-alvo do restaurante.
  2. Pondere sobre os diferenciais em relação à concorrência (na decoração, no serviço, no atendimento, nos pratos, nas sobremesas etc.).
  3. Decida bem qual impressão você deseja passar às pessoas.
  4. Converse com quem já conhece o seu produto para pedir opiniões.
  5. Faça uma lista de palavras-chave com base em tudo isso.
  6. Inspire-se em restaurantes de outros países.
  7. Aposte no simples, certificando-se de que sua escolha seja fácil de ler, entender e falar.
  8. Evite usar nome de rua, bairro ou cidade para não se limitar caso queira expandir no futuro.
  9. Cuidado para a palavra não ter duplo sentido (principalmente se você optar por algum nome em outro idioma que não seja o português).
  10. Se ainda estiver em dúvida, separe as duas ou três melhores opções e faça uma votação junto àquelas pessoas com quem você conversou anteriormente ou junto à sua equipe.

Uma vez concluído o processo, faça questão de solicitar, acompanhar e finalizar o chamado “registro de marca”, feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), inclusive para ninguém tirar a ideia de você.

Como registrar hamburgueria?

Acesse o site do INPI e verifique a disponibilidade do nome e, caso ele não esteja disponível, aposte naquela que seria a sua segunda opção. Em seguida, recorra ao sistema feito pelo próprio INPI especificamente para empreendedores, também disponível no site, e crie seu usuário e sua senha.

Preencha o formulário de requisição de registro de marca, envie o pedido e aguarde a análise por parte do órgão, monitorando, online, a sua situação (pela web ou por e-mail). Caso corra tudo conforme o planejado, o nome será publicado na Revista de Propriedade Industrial.

Não havendo contestações de terceiros em relação à sua marca em até 60 dias após a publicação, bastará esperar a concessão do pedido e a emissão do Certificado de Registro de Marca – documento que comprova que o nome é realmente seu e não poderá mais ser de outra pessoa.

Acha melhor contar com ajuda especializada? Procure um advogado que entenda do assunto ou contrate o trabalho de uma empresa que atue exclusivamente com registros junto ao INPI para esclarecer dúvidas ou dar sequência ao processo. Só não deixe de realizá-lo do começo ao fim.

“Tudo certo, Goomer, já registrei minha marca, e a verdade é que eu entrei neste artigo esperando encontrar algumas dicas e sugestões de nome para hamburgueria...”. Opa! Nesse caso, sirva-se à vontade logo abaixo!

20 ideias para nome de hamburgueria

Um estabelecimento que misture comida e alguma outra coisa, como arte ou a paixão por histórias em quadrinhos, pode trazer essa característica em sua nomenclatura. Outro, que venda seus deliciosos hambúrgueres também congelados para a freguesia preparar em casa, talvez possa se considerar uma “boutique”, e assim por diante.

Levando o raciocínio em consideração e tomando como base as dicas trazidas até o momento, algumas ideias de nomes legais para hamburguerias que podem lhe inspirar são:

  1. Hambúrguer & Arte
  2. HQBurger
  3. Burger em Quadrinhos
  4. Boutique do Hambúrguer
  5. Burger, Fritas e Sabor
  6. Paraíso no Pão
  7. Appetizing Burger (“hamburguer apetitoso” em inglês)
  8. Saveur (que significa “sabor” em francês)
  9. Isso que é hambúrguer!
  10. Play no Hambúrguer
  11. BBB – Burger Brabo de Bom
  12. Hamburgueria do Aconchego
  13. Hambúrguer do Campo (ou da Cidade)
  14. Não é só hambúrguer
  15. Vai um burger?
  16. Powerpuff Burger
  17. Hambúrguer do Tio Zé
  18. Molho Especial Burger
  19. Burger & Shake
  20. Hamburgueria Só Combos

Reparou nas últimas cinco sugestões, principalmente, se encaixando especificamente à ideia de serem nomes criativos para hamburgueria? Pensa só:

  • “Powerpuff Burger” remete a um estabelecimento fundado por três mulheres que, quando adolescentes ou crianças, adoravam assistir às “Meninas Super Poderosas” (“Powerpuff Girls” em inglês), no Cartoon Network;
  • “Hambúrguer do Tio Zé” vale para homenagear aquela receita que aquele paizão fazia no dia em que todos os amigos do filho se reuniam para jogar futebol;
  • “Molho Especial Burger” já deixa bem claro que quem provar as iguarias exclusivas da casa junto com o pedido principal não vai se arrepender;
  • “Burger & Shake” não tem nada ver com as arábias, mas com um milk-shake que nenhum outro lugar faz igual; e
  • “Hamburgueria Só Combos” pode ser aquele lugar que não vende lanche e acompanhamentos individualmente!

Com o mapa do caminho em mãos, você tem o que precisa para começar a percorrê-lo! 

Lembre-se de pensar em como o nome definido vai se encaixar no logotipo criado para a sua marca e em como vão ficar suas embalagens para delivery e os perfis das redes sociais do restaurante, bem como o letreiro iluminado instalado na fachada.

Mal podemos esperar para vê-lo(a) cruzando a linha de chegada em primeiro lugar. Compartilhe uma foto nos stories e marque @goomer_br no Instagram para gente compartilhar, tá bom?

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos