- Complete seu perfil do Instagram
- Use e abuse dos 'destaques'
- 1ª ideia: Apresente momentos sinceros
- 2ª ideia: Use enquetes
- 3ª dica: Reposte os posts dos seus seguidores
- 4ª dica: Compartilhe 'brindes'
- 5ª dica: Apresente sua equipe
- 6ª dica: Apresente também os seus clientes
- 7ª dica: Faça posts com memes do momento
- 8ª dica: Divulgue os bons comentários e críticas
- 9ª dica: Se ligue nas datas sazonais
- 10ª dica: Use temas diários
- 11ª dica: Exclusividade para novos itens do menu
- 12ª dica: Invista nos vídeos
Todos os dias, os clientes do seu restaurante usam as redes sociais. E isso não é por acaso. O Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo, sendo o Brasil o terceiro país a mais usar a plataforma, segundo um estudo de outubro de 2020 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite. Por este motivo, se você ainda não estiver usando o Instagram, nós te encorajamos a começar a pensar em ideias de posts para restaurantes!
Ao longo desse artigo, você descobrirá que é preciso não apenas interagir com seus clientes atuais, mas também saber atrair novos clientes em potencial.
E para isso tudo acontecer, separamos 12 ideias de posts para restaurantes no Instagram. Mas antes disso, é importante se lembrar de conferir alguns pontos do seu perfil.
Complete seu perfil do Instagram
Antes de ter ideias de posts para restaurantes, é preciso atualizar ou completar o sua biografia. É fundamental você permanecer fiel à sua marca. Isso porque em muitas postagens que você for fazer, você vai citar a sua biografia.
Não esqueça de colocar as informações certas em todos os meios de comunicação que você tem. Por exemplo, todas as informações em seus perfis devem estar semelhantes para que seu cliente se sinta familiarizado com seu restaurante.
Aqui estão algumas dicas:
- Mantenha seu nome de exibição igual em todas as plataformas de mídia social. Isso para que, quando os clientes procurarem seu restaurante, possam encontrá-lo facilmente. O mesmo vale para a imagem que você escolher como imagem de perfil;
- Não esqueça de colocar a localização do seu restaurante na biografia;
- Certifique-se de que o URL do site do seu restaurante ou do seu Cardápio Digital, por exemplo, está no topo para que as pessoas possam acessar, se quiserem;
- Use sua seção de biografia para realmente divulgar seu restaurante. Preencha esta seção com o que o diferencia da concorrência. Inove!
Use e abuse dos 'destaques'
Agora que sua biografia está pronta, chegou o momento de fazer os ajustes nos destaques. O Instagram é uma plataforma altamente visual, então você quer postar belos conteúdos.
Afinal, são os seus pratos que vão atrair os clientes para o seu restaurante. Fora que, esse ponto também ajudará a recomendar o seu negócio para as pessoas mais próximas.
Lembre-se de atualizar os destaques, com temas como: horários, cardápio, clientes, entre outros. Por ser imagens de Stories, garanta que as postagens estejam em alta qualidade e atraentes.
Vamos lá para as ideias de posts para restaurantes:
1ª ideia: Apresente momentos sinceros
Os usuários do Instagram gostam de ver postagens com espontaneidade. Ou seja, eles querem ver momentos sinceros em seu restaurante.
Mas também não esqueça que essas publicações precisam ser também profissionais. Seus seguidores não irão querer ver uma cozinha bagunçada ou algo parecido.
Essas postagens mais espontâneas são uma ótima oportunidade para destacar os membros da equipe, trabalhando ou em algum momento de descontração. Estar ao lado de clientes também é uma boa opção!
Seja criativo com esses posts. Assim, seus clientes terão uma visão interna da sua equipe e do seu restaurante.
2ª ideia: Use enquetes
O Stories é uma ferramenta essencial para o seu restaurante. Tente usar pelo menos 3 vezes por dia, porque lembre-se que quanto mais, melhor!
E um dos melhores recursos dos Stories é a possibilidade de fazer pesquisas e descobrir o que seus seguidores pensam.
Fazer enquetes não vai apenas aumentar o seu engajamento, mas também vai ajudar você a aprender mais sobre o que seus clientes pensam.
Por exemplo, você tem uma pizzaria e quer saber qual sabor de pizza seus seguidores preferem, para assim fazer uma promoção. Então você cria uma enquete com as opções que você tem dúvida, como 'mussarela ou calabresa'.
3ª dica: Reposte os posts dos seus seguidores
É provável que seus clientes já tenham tirado fotos em seu restaurante, do local ou de um prato específico, e publicado nas redes sociais. Ao encontrar esses conteúdos, reposte.
É bom para a imagem do seu restaurante também criar um destaque com essas publicações de clientes. Isso vai atrair confiança e segurança para conquistar novos clientes.
4ª dica: Compartilhe 'brindes'
Neste quesito a criatividade não pode parar. Você pode oferecer promoções ou descontos pelo seu perfil do Instagram para determinada ocasiões. Essa é uma maneira divertida de envolver seus clientes.
Uma boa ideia é patrocinar essa postagem da promoção ou do desconto, por exemplo. O tráfego pago vai ajudar bastante a sua ideia a chegar a mais pessoas.
5ª dica: Apresente sua equipe
Quanto mais humanizar o seu perfil, melhor! Por isso, sempre priorize mostrar pessoas quando tiver ideias de posts para seu restaurante. E uma das ideias que queremos te indicar é apresentar os membros da equipe, por exemplo.
A postagem pode ser de toda a equipe ou pode ser um por um, destacando a sua biografia. Como mencionamos antes, a criatividade não pode parar aqui também. E as ideias são muitas: pode ser em formato de vídeo, de várias imagens (carrossel), você que decide. Não deixe de postar sempre em vários formatos para ver qual seu público mais gosta.
Que tal uma vez por semana pedir que os funcionários compartilhe os pratos que mais gostam do restaurante? A gente acredita que seus seguidores vão gostar desses posts!
6ª dica: Apresente também os seus clientes
Além dos membros da equipe do restaurante, também é uma boa ideia apresentar os clientes que vão ao seu estabelecimento com uma maior frequência. Aqueles que já chegam e falam "o de sempre", sabe?
E nesta etapa também se encaixam os formatos de vídeos e de imagens. O importante é ser divertido e envolvente.
Só não esquece de pedir permissão dos clientes para publicar, tá certo?
7ª dica: Faça posts com memes do momento
Se tem uma coisa que gera bastante engajamento das redes sociais são os memes do momento. É fundamental seu negócio saber usar esse conceito.
Um meme que esteja 'bombando' no momento vai ajudar seu restaurante a atrair novos clientes de todas as idades, fora que vai demonstrar que o estabelecimento está de olho nas novidades.
8ª dica: Divulgue os bons comentários e críticas
No nosso conteúdo sobre anúncios no Facebook, a gente contou a importância de divulgar os comentários e as críticas positivas. Por aqui não é diferente. É essencial, mesmo que não patrocinando, apresentar aos seus seguidores os comentários e críticas que seu restaurante recebeu.
O mais importante é colocar dentro de um destaque. Esse também é um meio de ajudar a trazer confiança à marca.
9ª dica: Se ligue nas datas sazonais
Épocas importantes para o restaurante são as datas sazonais. Jamais esqueça delas! Carnaval, São João, Natal... O que não falta são ideias!
Você pode criar diversas postagens a partir dessa ideia, para diferentes dias da semana. Mas não acaba aí. Você também pode inventar dias especiais do seu próprio negócio!
10ª dica: Use temas diários
Uma boa ideia é considerar ter um tema diferente no início de cada semana.
Seu calendário pode ser assim: postagem inspiradora na segunda-feira, café da manhã na terça, uma receita na quarta-feira, um momento sincero na quinta-feira, almoço na sexta-feira, jantar no sábado e conteúdo selecionado pelo cliente no domingo.
E será importante fazer um planejamento de postagens. Isso vai ajudar muito no seu dia a dia.
11ª dica: Exclusividade para novos itens do menu
Apresentar novidades é uma das melhores ideias para postagens no Instagram. Isso vai mostrar que seu restaurante inova!
Mostrar novos itens do menu vai envolver seus clientes, atuais ou futuros. Fora que você vai encorajar seus seguidores a compartilhar para sua rede.
12ª dica: Invista nos vídeos
O vídeo é a mídia mais envolvente na mídia social no momento e, quando você o usa, suas visualizações disparam o engajamento do usuário.
Você pode até usar vídeos com mais de um minuto aproveitando o poder do IGTV, nos Stories, Feed e Reels.
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