Como montar hamburgueria delivery: 10 dicas de especialistas

Como montar hamburgueria delivery: 10 dicas de especialistas

Este artigo funciona como um guia para você e foi escrito pelos especialistas Goomer para mostrar o passo a passo da montagem bem-sucedida de uma hamburgueria delivery, envolvendo escolha de local, cuidado com as entregas, definição do cardápio e muito mais!

Abrir um novo negócio ou atualizar aquele que já existe só com a ideia de vender a quem está esperando em casa ou no escritório não é tarefa fácil, mas pode apostar que sua ideia vai longe se contar com os equipamentos certos, as embalagens adequadas e os detalhes mencionados acima.

Lembre-se, ainda, de que um tempo de entrega estimado que não seja enganoso também muda completamente a visão que o consumidor vai ter da marca.

Quer saber mais e anotar um checklist completo? Segue o fio, então!

Como abrir uma hamburgueria delivery? 10 etapas comprovadas para o sucesso

Mesmo tendo bastante rigor em relação aos detalhes, você precisará seguir apenas 10 passos se quiser montar uma hamburgueria delivery pensando no sucesso a curto, médio e longo prazo. Eles foram listados abaixo!

  1. Crie um plano de negócios
  2. Defina o cardápio
  3. Pesquise muito e escolha os equipamentos certos
  4. Invista em embalagens adequadas para a comida que você vende
  5. Escolha uma boa localização, inclusive pensando no raio das entregas
  6. Decida se você vai contar com um aplicativo ou com motoboys próprios
  7. Busque maneiras de garantir a pontualidade
  8. Esteja preparado(a) para atender à demanda
  9. Trabalhe a propaganda da hamburgueria no online e no offline
  10. Fidelize os seus consumidores
 

Quer conhecer cada uma das etapas de forma mais aprofundada e receber dicas de quem vive a realidade das entregas? Continue a leitura.

Tudo sobre como montar uma hamburgueria delivery

Ao criar o seu plano de negócios, experimente analisar a concorrência colocando-se no lugar dos fregueses e, ao definir o cardápio, verifique a possibilidade de usar os mesmos insumos e ingredientes em várias receitas diferentes: essas são só algumas das várias orientações que você precisa conhecer.

Crie um plano de negócios (e vá além dele!)

Para o seu planejamento, comece estabelecendo os valores e as missões do restaurante, além de traçar limites de gastos diários, semanais e mensais para ele e definir exatamente qual a sua proposta de vendas: quem quer alcançar, com qual tipo de entrega e de produto etc.

Em paralelo, faça pedidos em estabelecimentos concorrentes como se fosse um cliente comum e avalie o atendimento, o tempo de espera, o formato de delivery dos hambúrgueres, as embalagens e tudo o mais que considerar válido absorver por aí.

Além de tudo, considere o seu público-alvo, é claro, e aproveite para deixar encaminhado um plano de marketing e outro de gestão financeira, de pessoas e até de estoque.

Defina o cardápio

Sabendo quais são seus propósitos e tendo estudado a matéria de “engenharia de cardápio”, você pode criar o menu ideal para a sua hamburgueria delivery pensando em qualidade e em aspectos que a diferenciem do restante da concorrência.

Faça um cardápio que o(a) permita usar o mesmo insumo ou ingredientes em várias receitas diferentes, não esqueça dos acompanhamentos e leve em consideração, também, dados que você apurar em uma pesquisa de mercado feita com o máximo de gente possível dentro do seu raio de entregas.

Ah! E fotos verdadeiras e de dar água na boca precisam estar presentes, viu? A clientela não aceita nada diferente disso hoje em dia (com razão).

Pesquise e escolha os equipamentos certos

Do que você precisa para abrir uma hamburgueria delivery? Anote!

  • Chapa ou grelha
  • Exaustor ou coifa industrial
  • Fritadeira
  • Fogão
  • Geladeira e congelador ou câmara fria
  • Liquidificador ou processador para os molhos
  • Moedor de carne
  • Estrutura completa de cozinha em aço inox
  • Espaço adequado para armazenamento dos alimentos
 

Sem mencionar os talheres, as tábuas e louças em geral.

E por que pesquisar? Para não sair comprando as opções mais baratas sem sequer conferir se elas são adequadas às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Corpo de Bombeiros, por exemplo!

Invista nas embalagens

Outro investimento estritamente necessário para abrir um delivery são as embalagens, afinal, sua escolha vai depender até de quantos buracos têm no asfalto no caminho entre o estabelecimento e a casa do consumidor – e de quantas ladeiras o entregador vai encontrar pela frente também!

Nada melhor do que alguns testes para ter certeza de que você fez a escolha certa ou de que precisa mudar o tipo de embalagem com urgência, mas os especialistas Goomer adiantam algumas observações importantes:

  • embalagens de isopor costumam ser feitas no tamanho certo para o hambúrguer não desmontar durante o transporte, mas podem acabar deixando o pão “suado” por causa do calor e, consequentemente, pouco ou nada crocante – e elas não são recicláveis;
  • caixinhas de papel cartonado têm a vantagem de personalização com a logomarca do seu negócio e um tamanho muito similar ao das embalagens de isopor, mas podem abrir ou engordurar com facilidade;
  • sacos de papel kraft entram como excelentes alternativas para o transporte de combos ou similares, mas só eles não bastam, afinal, largar a comida lá dentro nunca vai ser boa ideia.
 

“E aquele papel que se assemelha ao papel-alumínio, mas muito mais moderno e consistente, Goomer?”. Ele leva o nome de “papel acoplado” e está no topo da lista de embalagens adequadas para entregas de hambúrguer, apesar de ser um pouco mais caro em comparação aos outros.

Se você achar que vale o investimento, experimente! Acrescente alguns centavos ao preço de cada hambúrguer para equilibrar seus custos e peça feedbacks aos seus clientes depois de algumas entregas.

Escolha uma boa localização

Como diria Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite: “estrategi”. É de estratégia que você vai precisar para escolher onde abrir o seu negócio de entregas.

Isso significa que cabe levar em consideração, pelo menos:

  • quem você vai atingir dentro do seu raio de entrega (escritórios, residências, espaços mais movimentados aos finais de semana ou durante a semana);
  • que outros estabelecimentos estarão ao redor e quantos são concorrentes ou, melhor ainda, se não há nenhuma outra hamburgueria delivery no mesmo pedaço;
  • quanto tempo os entregadores vão demorar, em média, para levar os pedidos, partindo do seu estabelecimento até os consumidores mais distantes dentro do raio de entrega; e
  • quais eventos externos podem atrapalhar suas operações (enchentes, queda de energia se for frequente no bairro, interdições da rua para eventos ou similares).
 

Nada melhor do que conversar com os vizinhos nesses momentos!

Tenha cardápio digital para delivery + motoboy próprio

Estando ou não em um marketplace de entregas, a recomendação é que você utilize um cardápio específico para delivery!

Caso o seu estabelecimento marque presença em outras plataformas, basta grampear as orientações de acesso ao menu na embalagem da entrega, por exemplo, e o próximo pedido do consumidor certamente vai acontecer através dele – eliminando a necessidade de você pagar aquelas taxas abusivas ao marketplace.

E caso você conte com motoboys e motogirls de sua confiança, dá pra aliar o cardápio ao trabalho deles e facilitar tanto os envios quanto o aumento do dinheiro em caixa.

Coloque as alternativas no papel e pondere, além de fazer testes.

Garanta a pontualidade das suas entregas

A grande maioria dos brasileiros, em resposta às mais variadas pesquisas feitas sobre marketplace e especificamente sobre delivery, aponta o atraso nas entregas como principal fator para o fim do encantamento com uma marca ou até mesmo para que nunca mais o pedido com ela se repita. 

Faça diferente da concorrência:

  • preveja a demanda de pedidos para cada dia de acordo com o histórico para dias semelhantes;
  • monte sua logística de entregas, planejando bem as rotas caso conte com entregador próprio;
  • comunique-se de forma constante com os entregadores e os consumidores; e
  • seja criterioso(a) em relação à adequação dos profissionais às leis de trânsito, bem como a adequação de seus documentos e dos documentos do veículo para circularem pela cidade.
 

Monitore também o tempo de entrega, informando-o de maneira transparente a quem estiver esperando.

Capacite-se para sempre atender à demanda

Se a semana tiver um um feriado na quarta-feira, entenda se a saída de pedidos vai ser maior ou menor do que a de uma semana normal. Chegou o Dia dos Namorados? Prepare-se para fazer entregas cheias de romance e paixão (sem deixar faltar nada)!

Tudo começa na gestão de estoque, mas o atendimento da demanda também passa por uma administração adequada dos pedidos, pela sua capacidade de firmar um vínculo próspero e saudável com os seus fornecedores e por analisar o comportamento do público durante o horário de funcionamento da hamburgueria.

Trabalhe sua propaganda

Banners e divulgações offline continuam tendo a mesma força que tinham antigamente, só que, junto com eles, você vai precisar investir em marketing digital – publicações nas redes sociais, criação e atualização de um perfil empresarial no Google, anúncios, dentre outras “peças”.

Crie promoções para quem acompanhar a sua hamburgueria no Instagram, grave vídeos seguindo as trends (tendências) do TikTok e, se o seu público-alvo usar o Facebook, publique sobre o negócio em grupos do bairro, oferecendo benefícios especiais para quem pedir em determinados dias e horários.

A internet não só ajuda a vender, como ajuda a aprender, então, navegue pelo blog da Goomer se quiser saber mais sobre como trabalhar a sua propaganda dentro do vasto universo virtual.

Fidelize a freguesia

Ainda dentro do trabalho de divulgação estão os programas de fidelidade, que, assim como a propaganda, podem ou não ser online, desde que adequados ao seu bolso e sem causar prejuízo aos negócios.

Eles têm tudo pra dar certo e, por isso, entram na lista de etapas imprescindíveis para abertura de uma hamburgueria delivery.

Agora, você pode estar se perguntando...

Abrir uma hamburgueria delivery é bom negócio?

Tenha certeza de que sim! O segredo está em seguir as dicas listadas no decorrer deste artigo, aprendendo com a sua experiência e estando sempre aberto(a) a mudanças, ao mesmo tempo em que cuida, com muito carinho e responsabilidade, das suas finanças.

Você viu que o barato pode sair caro, então, cuidado! Por outro lado, talvez, o que custa mais caro não seja lá aquilo que você precisa no momento, portanto, pesquise, converse com outros empreendedores, explore a concorrência e recolha o máximo de feedbacks que conseguir.

E quanto custa abrir uma hamburgueria delivery?

A resposta para esta pergunta vai depender muito do plano de negócios da hamburgueria, mas um investimento entre R$ 15 mil e R$ 20 mil pode ser suficiente para a abertura de uma marca que, apesar de simples, esteja completamente adequada às exigências da Vigilância Sanitária e trabalhe, sirva e entregue com qualidade.

Fique sabendo: o faturamento mensal de uma hamburgueria delivery costuma começar em R$ 5 mil, crescendo a cada dia conforme a empresa se consolida e podendo chegar à casa dos milhares de três dígitos.

E aí, mãos à obra? Se restaram outras dúvidas, escreva para gente lá no @goomer_br no Instagram que os nossos especialistas estão prontos para respondê-las!

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