No mercado da gastronomia, ter um restaurante ou bar de sucesso envolve muito trabalho e esforço. Isso porque a concorrência é grande, e vence quem oferece a melhor experiência possível aos seus clientes.
Quem nunca entrou em um restaurante e percebeu que tudo ali fazia sentido? A decoração, a música, o cardápio e o atendimento juntos criam o clima ideal para apreciar uma boa refeição e recomendar o local para os amigos. Entenda agora como conquistar a clientela e transformar o seu restaurante no novo point.
Crie uma ambientação harmoniosa
A decoração de um restaurante é tão importante quanto o seu cardápio. Isso porque ela dá o clima do local e deve refletir o conceito da sua marca. Portanto, tome bastante cuidado para não criar um ambiente muito luxuoso, que intimide a clientela, ou algo muito simples, que pode passar a impressão errada sobre a qualidade da comida.
Restaurantes italianos, por exemplo, não precisam ostentar um Michelangelo na parede, mas também abrir mãos das referências ao velho mundo pode gerar dúvidas sobre a sua capacidade em servir pratos originais. Acima de tudo, os clientes do seu restaurante devem se sentir em casa, independentemente da sua especialidade.
Tenha o melhor atendimento da cidade
Você já percebeu que todo novo point tem um excelente atendimento? Isso acontece porque os funcionários do restaurante são os embaixadores da marca. É por meio deles que os clientes entenderão que são muito bem-vindos ao local. Por isso, invista em treinamento do seu pessoal, tanto para aqueles que terão contato direto com o público quanto para os funcionários da cozinha.
As pessoas que frequentam o seu estabelecimento querem poder escolher pratos e experimentar os melhores sabores da casa. Mas, principalmente, querem ser bem tratadas. Esses são momentos cruciais em que o contato com o cliente faz toda a diferença na experiência que ele terá. A busca aqui é pelo sucesso do restaurante e a qualidade do seu atendimento será provada quando o cliente retornar e indicar seu estabelecimento aos amigos.
Expanda o contato com o cliente
Estabelecer um relacionamento com o frequentador do restaurante é crucial para o sucesso da casa. Mas manter-se restrito ao contato pessoal é deixar de lado oportunidades valiosas criadas por meio das redes sociais. Atualmente, ser encontrável e acessível ao público da internet é mandatório para aqueles que querem sobreviver no mercado.
Seja para confirmar o endereço, verificar horário de atendimento, conhecer o cardápio ou indicar o local aos amigos, as páginas empresariais nas redes sociais são suas ferramentas de comunicação com os potenciais clientes. Considere-as como a extensão do seu restaurante e apresente aos clientes os detalhes que passariam despercebidos, ou segredos da sua cozinha. Eles responderão com belas fotos dos pratos postadas espontaneamente em seus perfis pessoais.
Invista em um cardápio digital
Se você quer transformar o seu restaurante no novo point, precisa investir em um diferencial que seja claramente notado pelo do cliente. O cardápio digital é a solução para quem quer impressionar. Não só pela tecnologia, mas também pela experiência diferenciada. Por meio dele, é possível escolher os pratos com riqueza de detalhes e fazer seu pedido imediatamente.
De forma alguma eles substituem o trabalho do garçom, responsável por personalizar e humanizar o atendimento, mas ajudam na eficiência do restaurante, uma vez que o cliente não precisa sinalizar e esperar para ser atendido quando o prato estiver decidido.
Tornar-se o novo point significa atrair novas pessoas e reter um público fiel para o restaurante. Acima de tudo, requer bastante trabalho e investimentos em ambientação, treinamento de pessoal, presença digital e inovações que tragam um diferencial para a casa.
Se você está pensando em investir no seu restaurante, comente aqui embaixo quais seriam as suas prioridades. Vamos, juntos, enriquecer esse conteúdo.
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