Cardápios em tablets ou aplicativos: o que é melhor para o restaurante?

Cardápios em tablet funcionam ou aplicativos vendem mais? Está em dúvida sobre qual escolher? Aproveite para conferir esse conteúdo.

Por Redação Goomer 11 de Maio de 2021 - Atualizado em 14 de Junho de 2024 4 min. de leitura
Cardápios em tablets ou aplicativos: o que é melhor para o restaurante?

A experiência dos consumidores dentro e fora dos restaurantes tem sido reinventada. Cardápios em tablet, aplicativos, board menus, diversas tecnologias estão em uso para facilitar os pedidos e fluxo de atendimento em estabelecimentos de diferentes modelos operacionais.

E, embora pareçam concorrer, muitas soluções são complementares e podem ajudar o seu negócio a vender mais dentro dos salões e no delivery.

Cardápios em tablets ou aplicativos?

Antigamente, ver um restaurante com grandes filas era visto como fator de sucesso. Hoje em dia, isso pode ser interpretado como um gargalo operacional.

Então como se preparar para o aumento da demanda ou movimento nos finais de semana sem aumentar muito os custos? Uma das saídas para essa pergunta é apostar na tecnologia. Veja os benefícios de duas ferramentas que você pode adotar para fazer a melhor gestão da sua demanda:

Cardápios em tablets

Os cardápios em tablet são excelente opções para qualquer tipo de restaurante ou estabelecimento que atende em mesas ou balcão.

Ao disponibilizar a versão digital dos cardápios na mesa, os clientes têm a possibilidade de navegar e conhecer todo o menu. A diferença está na interatividade. É muito mais fácil e prazeroso acessar um conteúdo online do que, muitas vezes os cardápios impressos e já antigos.

Outro ponto que costuma chamar muito a atenção dos consumidores é a simplicidade da navegação. Por ser uma tecnologia inserida no dia a dia, fazer um pedido é muito mais intuitivo e não exige qualquer esforço.

Assim, mesmo quem nunca utilizou um cardápio digital antes, pode fazer o pedido sem segredos. A grande vitrine virtual destaca produtos com o uso de imagens e dá aos clientes a possibilidade de personalização.

Principais vantagens:

  • É como pedir para um garçom ou garçonete, mas o atendimento é feito diretamente sem a necessidade de ter que esperar para ser atendido;
  • São telas maiores que podem ser utilizadas também por pessoas de mais idade;
  • Podem ser fixos nas mesas ou utilizados em suportes móveis;
 

Aplicativos

Os aplicativos de pedidos de comida são outra febre atual. Utilizados para compras online também tornam a experiência de compra mais efetiva do que aquelas onde é preciso ligar para o estabelecimento.

Os clientes podem pedir enquanto estão no restaurante ou em suas residências. Basta acessar o app instalado ou link para visualizar o cardápio e concluir o pedido. O pagamento também acontece online, por cartão de crédito, débito ou através de uma carteira digital.

Principais vantagens:

  • Não exigem locação nem compra de dispositivos (tablets, celulares) por parte do restaurante;
  • Cada cliente efetua o download do aplicativo no próprio celular, escaneia o QR code do restaurante e pode efetuar o pedido através dele;
  • Podem ser compartilhados facilmente.

O que é melhor para o seu restaurante? Cardápios em tablets ou aplicativos?

Como são soluções que atendem o mesmo objetivo, mas de formas diferentes acabam sendo muito complementares. Assim, investir em cardápios em tablets e aplicativos pode fazer com que seu restaurante também diversifique os canais de vendas.

Na prática, isso quer dizer dar mais opções para que seus clientes peçam - independente de onde estejam. Esse é outro benefício que o cardápio impresso não traz, por exemplo.

Sem contar, é claro, que por mais que os materiais de divulgação impressos ajudem nas vendas, as versões online permitem a atualização de informações em tempo real.

Existem ainda outros pontos em comum entes os cardápios em tablet e os apps como:

  • Comunicação mais direta;
  • Envio de pedidos diretos para o preparo na cozinha;
  • Redução de pedidos errados já que os clientes é quem fazem o autoatendimento;
  • Eliminação de gastos com impressões e reimpressões;
  • Informações atualizadas em tempo real.

Ao fazer esse comparativo para descobrir qual é a melhor ferramenta para seu restaurante, procure avaliar:

  • Custo de aquisição, implementação ou manutenção;
  • Integração com outras soluções como gerenciadores de pedidos;
  • Facilidade de uso pelos clientes;
  • Flexibilidade de customização com cores, inserção de marca e outros elementos da identificação visual do seu restaurante.

Essa decisão também pode ser baseada no público que você atende ou pretende atingir. Entender quem são seus clientes e identificar quais são suas maiores dificuldades a fazer um pedido no seu estabelecimento ou no delivery, pode trazer insights muito importantes.

Lembre-se: o cardápio do seu restaurante não é somente um catálogo de produtos. O cardápio é a porta de entrada para o universo de tudo o que os clientes podem experimentar e vivenciar em termos de comida, bebidas, ambientação, atendimento.

Invista no seu atendimento e proporcione aos seus clientes uma experiência única. Inesquecível. Daquelas que ele fará questão de repetir!

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