O que é um cardápio online interativo?

O que é um cardápio online interativo?

A tecnologia presente no ramo da alimentação é uma estratégia indispensável para aqueles que pretendem aumentar os lucros do seu bar ou restaurante. O cardápio online interativo oferece facilidade e praticidade durante o atendimento, conquistando a preferência dos consumidores.

Essa inovação já está presente na maioria dos estabelecimentos, provocando uma profunda transformação no modelo de negócio. Por isso, no post de hoje você vai saber mais sobre essa tecnologia e quais as suas principais aplicações. Acompanhe!

Cardápio online interativo

O cardápio online interativo torna o que geralmente é um recurso estático, muito mais fácil de ser acessado (por ser disponibilizado pela internet) gerando ainda interatividade com os consumidores (e não apenas visualização).

É a combinação ideal para fazer com que seus pratos e sua marca sejam conhecidos e, muitas vezes, não só isso, mas também pedidos - ampliando assim o número de vendas.

Simplificando: o cardápio digital ou interativo é um sistema que permite aos estabelecimentos exibirem os seus produtos no ambiente virtual. A principal vantagem desse método é a possibilidade de acessar os pratos, bebidas e sobremesas por meio de dispositivos móveis.

Hoje, existem no mercado diversas variações desse tipo de cardápio. Os modelos vão desde soluções que envolvem a instalação de aplicações no celular, imagens interativas e até mesmo softwares que operam por meio de tablets.

Tipos de funcionalidades mais comuns nos melhores cardápios interativos

Menus interativos são formados basicamente por sistemas informatizados, ou seja, programas de computador. Na prática, eles podem ser acessados tanto pelo próprio smartphone dos clientes (via QR code) quanto pelos tablets do seu estabelecimento.

Em função de estar sempre à mão, o cardápio virtual permite uma experiência mais completa, pois, os pedidos são realizados de maneira mais autônoma. 

Confira, a seguir, mais detalhes sobre as principais funções disponíveis em cardápios interativos.

Visualização e navegação no cardápio

Além de oferecer uma experiência de compra agradável, o cardápio online interativo tem por objetivo melhorar o rendimento de estabelecimentos do setor de Foodservice.

Com uma melhor disposição e disponibilização dos produtos do seu bar ou restaurante, além de sugestões mais inteligentes, os clientes podem conhecer novos produtos ou consumir mais, aumento o tícket médio e a performance de vendas.

Como tanto a criação, quanto a gestão do cardápio ocorrem online, os itens podem ser editados, modificados ou excluídos de forma muito rápida, sem necessidade de atualizar as cópias impressas, como acontece com os cardápios de papel.

Pedidos ou adição dos produtos no carrinho

Dependendo da tecnologia aplicada no seu menu virtual, os consumidores podem incluir os pratos desejados em um carrinho de compras. Ou seja, façam pedidos diretamente (e isso não só no delivery ou a distância).

Então, além de navegar e conhecer todos os itens, ainda é possível fazer pedidos o que torna a experiência do atendimento convencional, no autoatendimento, sem que se perca a qualidade.

Parece pouco, mas com isso o tempo de atendimento é reduzido, o tempo de preparo ou entregam também podem ser otimizados e você ainda ganhará tempo livre dos garçons para o que for realmente necessário.

Outra vantagem é a diminuição de custos e desperdício já que os erros de escrita ou digitação podem ser eliminados.

Chamar Garçom

Atrair a atenção dos garçons em estabelecimentos muito grandes é um desafio, sobretudo em dias muito movimentados. Mas com o uso do cardápio online interativo que tem essa função, esse atendimento também pode ser melhorado.

Assim, o garçom irá se dirigir a mesa ou local solicitado e poderá focar em auxiliar para que a experiência seja cada vez mais positiva. Ganham os clientes e os próprios profissionais, tornando o fluxo de trabalho mais fluido.

Visualização de conta e pagamento

Quando você está em um bar ou restaurante não quer ter que esperar muito tempo nem pelo atendimento, nem pelo fechamento da conta. Mas na prática, o se vê é demora, longas filas para pagamento...

Mas isso pode ser resolvido com a utilizaçao do cardápio online interativo que também apresente os gastos ou permita fechar a conta e cobrar. Para os pedidos online, a mesma coisa: é preciso oferecer opções mais convenientes para facilitar a compra.

Os pagamentos online já são mais comuns e o seu estebelecimento também pode se beneficiar disso seja adotando novos meios de pagamento ou até mesmo com a maior rotatividade no salão.

Pesquisas de satisfação

Conhecer as preferências ou o nível de satisfação dos clientes é essencial para o sucesso do seu negócio. Mas os métodos antigos com que as pesquisas eram feitas tornava tudo isso burocrático, desisteressante ou ainda custoso.

Isso muda quando uma das funcionalidades do cardápio online interativo também é responsável por incentivar a participação dos clientes. O atendimento, comida, bebida, ambiente, música e até mesmo o estacionamento ou tempo de entrega podem ser avaliados.

Vale lembrar que é extremamente importante analisar essas métricas, não somente para oferecer um produto de qualidade, mas também para conhecer melhor o público que frequenta ou compra do seu restaurante, conquistar novos clientes, fidelizar os consumidores mais antigos.

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Mas no fim você deve estar se perguntando: ok. Mas quanto custa tudo isso? Certamente existem inovações para todos os tipos de negócios e bolsos. Mas a boa notícia é que para ter o autoatendimento hoje em dia você pode começar com zero de investimento. E não existe pegadinha!

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