Como montar um cardápio digital para uma hamburgueria

Confira as melhores estratégias para você montar um cardápio digital para hamburgueria que fará suas vendas crescerem!

Por Redação Goomer 18 de Julho de 2022 - Atualizado em 01 de Novembro de 2024 6 min. de leitura
Como montar um cardápio digital para uma hamburgueria

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Oferecer aos clientes um cardápio digital para hamburgueria artesanal é uma forma de garantir agilidade no atendimento, permitir aos consumidores que conheçam detalhadamente cada prato e, muitas vezes, possibilita o autoatendimento, economizando muito tempo e mão de obra.

De um lado, temos as hamburguerias, que passaram por uma verdadeira revolução com a ampla comercialização dos hambúrgueres artesanais, ou considerados “gourmet”.

Esse nicho se consolidou, atraindo uma clientela fidelizada e altamente interessada no produto.

Na outra ponta, temos a ampla adesão às soluções em cardápio digital, que chegaram ao mercado como um serviço capaz de tornar o processo de escolha, pedido e pagamento muito mais eficiente, favorecendo tanto o consumidor quanto o negócio.

Importância de ter um cardápio digital para hamburgueria

Se até algum tempo os hambúrgueres eram sanduíches simples, padronizados e com poucas diferenças entre si, hoje em dia é possível encontrar muitas diferenças – desde a carne usada no preparo do próprio hambúrguer, até os demais componentes e acompanhamentos.

Mas como evidenciar cada prato ao consumidor? Bem, o cardápio físico tem espaço limitado, exige custos, precisa ser compartilhado e solicitado a cada vez que se deseja fazer um novo pedido.

Na pandemia, surgiu um novo fator a se ficar atento: questões sanitárias. Os cardápios impressos são passados de mão em mão e, na maior parte do tempo, sem a devida higienização.

Desse modo, as soluções em cardápio digital surgiram como a oportunidade de resolver todas essas questões de forma rápida, simples e muito econômica.

Com a adesão, os próprios consumidores conseguem ter acesso em seus celulares (ou em tablets) aos pratos.

Nesse cardápio, por sua vez, o espaço é ilimitado. Pode-se usar fotos para ilustrar os pratos, adicionar informações como descrição de cada sanduíche, evidenciar preços, além de possibilitar diversas abordagens de marketing (como promoções do dia, da semana, combos e afins).

Quais os benefícios ao aderir a um cardápio digital em uma hamburgueria?

Com essa adesão a uma solução tecnológica, o empreendimento sai de um formato analógico e que requer custos e tempo investido, e passa a ser um local adaptado às necessidades presentes. Seus principais benefícios incluem:

- Redução de tempo, uma vez que cada consumidor tem acesso ao cardápio simultaneamente em seus celulares;

- Algumas soluções contam com autoatendimento, enviando o pedido diretamente para a cozinha. Desse modo, economiza-se também com mão de obra, já que se diminui a necessidade de atendentes disponíveis no local.

- Trata-se de uma solução sustentável e econômica, uma vez que a empresa economiza com impressão de cardápios.

- É possível fazer alterações (preços, ingredientes, dar baixa nos pratos quando não tiver disponibilidade) de forma imediata, evitando transtornos entre os clientes.

Como montar um cardápio de hambúrguer artesanal?

A estrutura básica de todo cardápio inclui a descrição do prato, o preço e informações adicionais (como a possibilidade de pedir acompanhamentos ou preços especiais para pedidos maiores, por exemplo).

Desse modo, ao montar um cardápio digital para hamburgueria, é importante se atentar às seguintes etapas:

- Descrever o nome de cada lanche;

- Informar, abaixo, o que vem em cada lanche (tipo de carne do hambúrguer, salada, molhos e afins);

- Colocar de forma clara o preço de cada lanche;

- Informar se há opções veganas/vegetarianas;

- Informar a possibilidade de montar combos a preços especiais;

- Indicar eventuais promoções durante a semana.

Um fator importante a se atentar é manter o cardápio alinhado à identidade da empresa. Isso ajuda a criar memória de marca, que será facilmente identificada, seja a partir da paleta de cores, da tipografia e afins.

Ao saber como descrever um hambúrguer artesanal, pode ser um fator relevante indicar as calorias de cada lanche, especialmente quando há opções fitness no cardápio, em que as pessoas priorizam

Estratégias ao montar um cardápio de hambúrguer artesanal

Descrever os componentes de cada prato é fundamental para que o consumidor se situe em relação aos ingredientes, preços e tamanhos. No entanto, é importante que tudo isso seja feito de forma estratégica.

A concorrência é sempre um fator a se ficar atento, e certamente contar com soluções que facilitem e agilizem a experiência do consumidor pode fazer toda a diferença no papel de decisão ao escolher qual local frequentar.

Desse modo, na hora de preparar um cardápio de maneira estratégica, não deixe de considerar:

Estudar a concorrência

Faça uma verdadeira pesquisa de campo. Veja o que os concorrentes estão fazendo e como o produto é apresentado em outros menus. Analise o que funciona e o que, de acordo com a opinião de outros clientes, poderia ser aperfeiçoado.

Isso irá gerar muitos insights no preparo do seu próprio menu e te dará uma boa base de qual caminho seguir e qual não seguir.

Mantenha o cardápio sempre atualizado

Um grupo de pessoas chega à sua hamburgueria com fome depois de um dia corrido. Estão ansiosos por um prato que viram no menu. Fazem o pedido. O garçom volta da cozinha para avisar que o prato não está disponível naquele dia.

Isso seria frustrante e depõe contra a reputação do estabelecimento.

A forma mais fácil de evitar isso é eliminando (temporária ou permanentemente) o prato do cardápio.

Com os menus impressos, isso é mais difícil. Mas no cardápio digital para hamburgueria você poderá fazê-lo em poucos instantes.

Além disso, não esqueça de atualizar o seu menu sempre que houver novos pratos, atualização de ingredientes e assim por diante. Isso evitará surpresas de quem é habituado aos pratos e oferecerá uma visão clara do que cada consumidor receberá ao fazer seu pedido.

Use a criatividade

Use cores, fontes, elementos gráficos e itens que auxiliem no reconhecimento de marca, na autoridade e, claro, no consumo.

A psicologia das cores e dos símbolos é algo que pode te ajudar a aumentar o ticket de venda, ainda que inconscientemente por parte dos consumidores.

Além disso, você pode atribuir um tom mais ou menos formal ao estabelecimento. Dê nomes criativos aos lanches, aos combos, às bebidas e o estabelecimento será lembrado por elementos como esse.

Se você tem ou está na gestão de uma hamburgueria artesanal e quer aperfeiçoar o cardápio e a experiência dos consumidores implementando soluções digitais, a Goomer pode te ajudar!

Conte com soluções em QR Code, Tablet, Autoatendimento e Delivery.

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