Aprenda a montar um cardápio de bar diferenciado

O cardápio de bar é como a vitrine de uma loja ou a capa de um livro: chama a atenção; diferencia o estabelecimento da concorrência. Aprenda a montar o seu!

Por Redação Goomer 15 de Junho de 2023 - Atualizado em 23 de Outubro de 2024 5 min. de leitura
Aprenda a montar um cardápio de bar diferenciado

Compartilhe:

O cardápio de bar é como a vitrine de uma loja de roupas ou a capa de um livro. Precisa ser muito bem elaborado a ponto de conquistar o consumidor e fazê-lo ficar por mais tempo no estabelecimento. Sem dúvidas, essa estratégia deve ser seguida por todos que planejam crescer no ramo.

Contudo, o que será que um cardápio de bar precisa ter para ser completo? É o que vamos compartilhar ao longo desta leitura, que reúne dicas incríveis sobre como transformar o seu bar em um negócio de sucesso. Você vai ver que cada detalhe faz a diferença na hora de apresentar os produtos para os clientes.

Como criar um cardápio de bar atrativo?

Antes de pensar nos detalhes físicos do cardápio, como layout, cores e nomes dos pratos, foque em pontos mais subjetivos, que contam muito na hora de montar um menu diferenciado. Confira quais são esses fatores a seguir.

Defina um conceito

A primeira coisa a ser feita é criar um conceito que faça as pessoas pensarem no prato e, imediatamente, associarem à marca. A decoração, o fardamento dos funcionários e o cardápio com as mesmas cores, por exemplo, é um conceito. As grandes franquias de alimentação pensaram nisso, no início da sua jornada. 

Conheça o seu público

Não adianta montar um cardápio de bar sem saber qual o perfil de consumidor que se quer atingir. Além disso, observe a região onde o bar está localizado e estude sobre os estabelecimentos concorrentes. Essas análises vão ajudar a identificar o que é clássico e o que é tendência e, assim, você vai poder se destacar.

Defina o que vai oferecer

Essa é uma decisão que exige tempo e muito estudo e está diretamente ligada aos pontos anteriores: conceito do estabelecimento e perfil do público. Porém, é claro que não se pode deixar de ter as receitas de bar que todo mundo gosta, independente do estilo do local.

Invista em nomes criativos

Um cardápio com bebidas e petiscos com nomes criativos faz toda a diferença. Nomes que narram uma história e que correspondam com o conceito do local envolvem as pessoas. Logo, isso é bastante positivo para conquistar clientes fiéis.

Escolha o formato e o material

O formato e o material de um cardápio devem ser escolhidos a partir de alguns critérios, como o conceito do local, o tipo de público e a iluminação. Se o menu for pequeno, o ideal é que seja no formato aberto. Existem, ainda, o formato de livro, o cardápio digital em QR Code e outros.

Saiba mais sobre o cardápio digital

O mercado de bar e lanches têm aderido cada vez mais a esse formato de cardápio e os resultados têm sido muito satisfatórios. Na Goomer, você encontra opções que se encaixam conforme a realidade do empreendimento. 

Cardápio digital no tablet

Os consumidores podem fazer os pedidos no tablet direto da mesa, de forma simples e intuitiva. Os impactos do cardápio digital no tablet são os melhores possíveis: otimiza o serviço dos garçons e reduz o tempo de espera.

Cardápio digital em QR Code

O cliente lê o QR Code, acessa o cardápio e já faz o pedido. É um recurso prático e higiênico porque permite que seja utilizado o celular do próprio consumidor, sem que ele precise manusear equipamentos compartilhados.

Cardápio digital para delivery

Ideal para bares e restaurantes que tenham canal de vendas pela internet. Com o cardápio para bar digital, o atendimento se torna mais ágil e os clientes mais satisfeitos. Ainda, ele pode ser compartilhado nas redes sociais e receber pedidos direto no WhatsApp, no gestor de pedidos e no PDV.

Qual o menu ideal para o seu negócio?

Para saber como criar um cardápio é fundamental, antes de tudo, definir se o estabelecimento é um bar ou se é um gastrobar. Ter isso em mente pode facilitar bastante nessas horas. Vamos entender melhor cada classificação para te ajudar a montar o menu perfeito.

Bar

O bar é aquele local onde as pessoas não vão para fazer uma refeição, mas para curtir um happy hour. Por isso, no menu devem estar presentes as receitas clássicas de petiscos que combinam com bebida gelada. O cardápio deve oferecer o melhor desses dois produtos que, tradicionalmente, fazem muito sucesso.

Gastrobar

Já o gastrobar ou gastropub une o melhor da gastronomia encontrada em restaurantes (a preços mais acessíveis e em um ambiente mais descontraído) com bebidas diferenciadas dos bares. Nesse caso, as ideias de pratos devem ser mais elaboradas e dividem o protagonismo com as bebidas no cardápio.

Saiba como o cliente pode participar 

Como dizem por aí, ninguém faz nada sozinho. Então, quando se trata de montagem de cardápio de bar, essa afirmação tem ainda mais sentido. Afinal, nada mais justo do que o consumidor dizer o que mais lhe agrada.

A partir das pesquisas, que podem ser físicas ou virtuais, será possível filtrar as respostas que mais se identificam com o conceito do seu negócio. O próximo passo é adaptar as sugestões ao menu, pensando em manter os clientes antigos e trazer os novos.

Cardápios criativos estão na Goomer

Agora que você já sabe como montar um cardápio de bar que atenda, de forma satisfatória, seus clientes, chegou a hora de colocar a mão na massa e levar a renovação para o seu negócio. 

Na Goomer, você encontra diversas opções de cardápio digital, que trazem mais facilidade para o dia a dia do estabelecimento e comodidade para os consumidores. A nossa equipe está à disposição para orientar sobre o modelo ideal para o seu negócio.

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos