Bistrô: saiba todas as vantagens desse estilo de restaurante

Quer saber mais sobre bistrô? Eles estão cada vez mais populares devido à sua flexibilidade e adaptabilidade. Confira todas as nossas dicas!

Por Redação Goomer 07 de Fevereiro de 2022 - Atualizado em 21 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Bistrô: saiba todas as vantagens desse estilo de restaurante

Compartilhe:

Existem diversos tipos diferentes de restaurantes pelo Brasil, cada um com suas próprias vantagens e pontos de venda exclusivos. E uma das formas mais populares de restaurante é o bistrô. 

Hoje, os bistrôs surgem cada vez mais nas várias ruas movimentadas das maiores cidades do mundo. Isso porque um dos tipos de restaurantes mais bem sucedidos do mundo são os bistrôs. 

Neste artigo, vamos descrever o que é um bistrô, o que ele faz e como funciona. 

O que é um bistrô?

O bistrô se originou como um tipo de restaurante que funcionava no porão de uma pousada ou apartamento, onde os inquilinos pagavam tanto pelo quarto quanto pela alimentação. 

Assim, os proprietários poderiam aumentar sua renda abrindo suas cozinhas ao público pagante. As refeições eram muitas vezes simples e feitas com ingredientes que podiam ser guardados facilmente. 

Nos dias de hoje, um bistrô moderno é caracterizado por várias coisas: a comida servida, o preço e a formalidade da experiência gastronômica. 

Que tipo de comida é servida em um bistrô?

O tipo de comida servida em um bistrô pode ser de qualquer tipo, mas os bistrôs tendem a servir cozinha tradicional francesa ou pratos de inspiração local. 

A comida servida é geralmente bastante modesta, ou seja, os bistrôs tendem a não servir grandes porções de comida. Os bistrôs estão tradicionalmente localizados em estabelecimentos relativamente pequenos. Por causa disso, o espaço tende a não ser muito grande, e servir grandes refeições para grandes festas exigiria muito espaço na mesa. Como resultado, a maioria dos bistrôs não serve mais do que grupos de 4 a 6 pessoas. 

Os bistrôs também tendem a servir comida com preços moderados, com pratos geralmente chegando em níveis baixos a médios. Os bistrôs são projetados para serem acessíveis, e o preço das refeições com um custo alto pode alienar os clientes em potencial. 

Sobre a decoração e a atmosfera de um bistrô devem ser bastante simples, acolhedoras e descontraídas. Um bistrô nunca deve fazer o cliente se sentir deslocado, mal vestido ou despreparado para a experiência gastronômica à frente. 

pawel-wojciechowski-6gcc9Z4pgWY-unsplash-1024x683.jpg

Qual a diferença do bistrô para outros estabelecimentos?

Ao se perguntar o que é um bistrô, pode ser muito fácil se confundir com outros tipos de estabelecimentos. É muito comum palavras como “bistrô”, “restaurante” e “café” serem usadas na mesma frase. No entanto, essas palavras podem ter significados muito diferentes. 

Bistrô e restaurante

Um “restaurante” é um termo genérico para um estabelecimento que serve comida e tem muitos subtipos diferentes, incluindo:

  • Cafeteria
  • Bistrô
  • Cervejaria
  • Churrascaria
  • Bares
  • Restaurante fast food

Contudo, um bistrô é um subtipo de restaurante, mas se refere a um tipo muito específico de restaurante. 

Um bistrô serve boa comida a preços moderados para uma mesa considerada pequena, geralmente com opção de bebidas alcoólicas. 

Bistrô e cafeterias

Bistrôs e cafés são muito parecidos. Ambos tendem a servir comida e bebidas em um espaço pequeno e geralmente oferecem comida simples e com preços moderados em um ambiente mais sofisticado. Dessa forma, a experiência do cliente é praticamente a mesma. 

No entanto, existem diferenças importantes. Por exemplo, os bistrôs tendem a servir refeições completas nas mesas, enquanto os cafés podem servir apenas lanches, bolos ou sobremesas

Há também uma grande diferença em como os clientes usam e experimentam cafés e bistrôs. É bastante comum que um cliente passe muito tempo em um café, lendo, trabalhando, comendo ou apenas a passeio. Os bistrôs, por outro lado, são construídos em torno do conceito de pessoas entrando e saindo para uma refeição.

Bistrô e bares

Tanto os bistrôs quanto os bares servem bebidas alcoólicas. Mas enquanto os bistrôs servem refeições completas, os bares não servem comida ou possuem opções muito limitadas, como lanches e salgadinhos. 

Os bistrôs são feitos para refeições sentadas, enquanto os bares são principalmente lugares para beber e socializar. 

Afinal, por que escolher um bistrô ao invés de um restaurante?

Há uma série de razões pelas quais você pode querer considerar abrir um bistrô em vez de um restaurante. Talvez você goste da natureza flexível e variada da comida de bistrô, ou talvez simplesmente prefira a atmosfera informal. Aqui estão alguns dos principais benefícios de montar um bistrô:

Enquanto a maioria dos restaurantes se especializa em um tipo específico de cozinha, um bistrô não precisa existir sob as mesmas limitações. Isso significa que você pode oferecer uma variedade de alimentos e bebidas, garantindo que suas refeições de bistrô possam ser servidas independentemente da estação, ou da hora do dia.

Essa flexibilidade também se estende às ofertas de cardápio de bistrô, que podem mudar ao longo do ano para refletir tanto a sazonalidade quanto a demanda do cliente.

Horário de funcionamento

Os restaurantes tradicionais costumam abrir apenas à tarde e à noite, predominantemente para servir refeições principais e jantares. Isso significa que os donos de restaurantes precisam fazer todos os seus lucros dentro de um intervalo de tempo específico.

Os bistrôs, no entanto, são muito mais casuais e geralmente ficam abertos o dia todo. Dá-lhe a oportunidade de servir pequeno-almoço, almoço e jantar, e talvez até um lanche leve entre as refeições.

Atmosfera informal

Quando foi a última vez que você foi a um restaurante sozinho? Parece haver um estigma associado a jantar sozinho e, como resultado, a maioria dos clientes do restaurante jantar com pelo menos uma outra pessoa.

Esse estigma não se aplica aos bistrôs, e não é incomum ver clientes jantando sozinhos, lendo o jornal, navegando na internet ou apenas vendo o mundo passar enquanto comem um hambúrguer ou um lanche com seu café .

Essa abordagem menos formal para comer significa maior tráfego de pedestres, rotatividade de clientes mais rápida e, é claro, maiores lucros para o seu negócio.

Preço e disponibilidade

Não apenas os bistrôs são geralmente mais baratos que os restaurantes, mas o tipo de comida servida geralmente significa que os clientes também entram e saem mais rápido.

Esse volume de negócios mais rápido, combinado com horários de funcionamento mais longos, significa que as novas restrições de distanciamento social provocadas pelo Covid-19 geralmente são um pouco mais fáceis para os proprietários de bistrôs gerenciarem, em comparação com se você administrasse um restaurante.

O preço mais barato da comida também é um grande atrativo para as pessoas que passam, bem como para os moradores locais que em breve se tornarão regulares.

Se você está administrando seu próprio bistrô ou pensa em abrir um, precisa de algumas das melhores soluções disponíveis para ajudar a torná-lo um sucesso. 

Com a Goomer, você pode levar seu bistrô para o próximo nível. São diversas vantagens para tornar a gestão do seu estabelecimento mais fácil e eficiente. 

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos