5 dicas para montar uma rede de restaurantes

O que você precisa saber para começar a montar uma rede de restaurantes está neste artigo. Lições transformadas em dicas valiosas.

Por Redação Goomer 14 de Março de 2017 - Atualizado em 25 de Outubro de 2024 3 min. de leitura
5 dicas para montar uma rede de restaurantes

Compartilhe:

O processo de expansão de uma empresa exige que o empreendedor enfrente novos desafios. Por isso, independentemente do seu segmento, é fundamental ter um plano de negócios bem detalhado na hora de aumentar o seu negócio.

Antes de transformar seu restaurante em uma rede, pergunte-se: minha marca já está consolidada no mercado? Como atrair novos clientes? É possível manter o meu padrão de qualidade nas outras unidades? Tenho lucro suficiente para ampliar o meu negócio?

Responder essas perguntas vai te ajudar a ter maior clareza neste momento de montagem da sua rede. Para te ajudar com a expansão, listamos algumas dicas para você que deseja ter uma rede de restaurantes. Confira!

1. Procure outros mercados

Vá além do seu bairro e cidade! Faça uma pesquisa para localizar mercados que sejam ideais para o seu restaurante. Cruze as fronteiras do seu estado, faça visitas e coloque a mão na massa. Com certeza você vai encontrar uma cidade em busca de novidades e o seu restaurante pode virar o novo point do local.

2. Abra uma filial

A filial geralmente é a primeira opção que vem na mente dos empresários que já fidelizaram seus clientes e desejam expandir o seu empreendimento.

Abrir uma filial exige grande investimento financeiro, pois trata-se de uma expansão física e você precisará de um novo local, com estrutura adequada para fazer com que novos clientes o frequentem.

Pode ser uma boa alternativa para sua rede de restaurantes, mas avalie os seus objetivos, pois requer a mesma dedicação de abrir uma nova empresa.

3. Transforme seu restaurante em uma franquia

Para quem já firmou a sua marca no mercado e procura expandir o negócio, a franquia é uma alternativa bastante rentável. Nessa modalidade, todo o investimento fica a cargo do franqueado.

O seu trabalho na franquia será transferir o know-how do seu restaurante para os investidores, vender a autorização para outras pessoas usarem a sua marca e ainda receber porcentagens dos lucros de venda.

A franquia é uma boa dica para quem quer expandir com baixo investimento de tempo e dinheiro.

4. Invista na tecnologia para sua rede de restaurantes

Introduzir novidades tecnológicas é uma ótima maneira de expandir o seu empreendimento: elas proporcionam uma experiência diferenciada aos seus clientes e contribuem na padronização do atendimento.

Com um investimento de baixo custo, é possível adquirir novidades para o seu restaurante que, além de despertar a curiosidade dos consumidores, podem ajudar a reduzir custos e a dependência com funcionários.

O objetivo é implementar ferramentas que garantam uma boa prestação do serviço e aumentem o lucro da sua rede de restaurante.

5. Estabeleça parcerias

Estabelecer parcerias significa unir o seu negócio com alguém que trabalhe com produtos que harmonizem com o seu restaurante. A parceria é uma boa opção para expandir ambos os empreendimentos: isso pode ser vantajoso para as duas partes, pois os custos dos investimentos serão divididos e um fortalecerá a clientela do outro.

Antes de montar a sua rede de restaurantes procure orientação de profissionais especializados e conselho de amigos que já passaram por esse desafio. Estabeleça o seu plano de negócios e defina a opção mais adequada para sua empresa.

E você, ainda tem dúvidas sobre o tema ou gostaria de compartilhar sua experiência? Deixe um comentário abaixo!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos