Como receber pedidos no Delivery do Restaurante?

Como receber pedidos no Delivery do Restaurante?

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Para receber pedidos no delivery, uma das premissas básicas é ter um pelo menos um canal de contato, atendimento e vendas. Uma dúvida comum neste momento e, especialmente para quem está começando é: como saber qual é o melhor investimento? O que trará mais retorno?

Para responder esses questionamentos, nossos especialistas selecionaram os meios mais comuns utilizados pelos restaurantes hoje em dia.

6 formas de receber pedidos no Delivery

Veja como os pedidos para entrega podem ser realizados:

1 - Telefone

Atualmente, o telefone é, talvez, o meio ainda mais convencional para receber pedidos no delivery. Normalmente, os restaurantes têm um ou mais números fixos para que os clientes entrem em contato. As grandes redes podem disponibilizar ainda centrais de pedidos, com linhas 0800 e de espera e ainda outros recursos.

Nos pedidos feitos pelo telefone os clientes precisam ter acesso anterior ao cardápio e aguardam para serem atendidos. O tempo de espera dependerá da demanda. As pizzarias, por exemplo, tendem a ter movimento menos durante a semana, mas intensificação no final de semana.

Um dos desafios neste canal é justamente administrar a expectativa dos clientes. Também a necessidade de disponibilizar colaboradores que ficam responsáveis pela anotação e envio do pedido para a cozinha (via comandas manuais ou sistema).

2 - WhatsApp

Aos poucos, o telefone fixo deu lugar às linhas a comunicação instantânea do WhatsApp. O app de comunicação que funciona pelo celular ou na web, facilita e encurta a distância entre as pessoas e negócios.

A partir da conta Business, muitos restaurantes também tem utilizado este meio para vender e atender os clientes de forma mais dinâmica. Pelo fato da tecnologia já ser incorporada a rotina dos usuários, comprar ou vender online pelo WhatsApp é muito comum.

Uma das maiores dificuldades de quem usa o WhatsApp para vendas no delivery é controlar os pedidos de maneira eficiente e centralizada. Mesmo podendo configurar mensagens e respostas automáticas, o fluxo que é feito no envio direto das mensagens dos clientes para os restaurantes é bem honeroso.

Uma sugestão muito válida neste sentido é disponibilizar o cardápio digital com a opção de pedidos. Assim, os clientes podem conferir, navegar e fazer os pedidos que chegam direto no WhatsApp do restaurante. Entretanto, em um formato bem diferente: como se fosse uma comanda.

3 - Chatbots

Alguns sites disponibilizam atendimento virtual que é feito pelos chamados "robôs eletrônicos". O cliente acessa o endereço na internet e interage com o chatbot, escolhendo as opções pré-programadas ou ainda digitando sua intenção.

O atendimento costuma ser mais rápido, mas pode não satisfazer a necessidade do cliente que precisa de outro tipo de suporte como: informar sobre o recebimento de pedidos errados, atrasos na entrega, dentre outros.

Como ponto positivo o engajamento costuma ser maior ainda que as pessoas saibam que não estão falando com outras pessoas, do outro lado.

4 - Redes sociais

Embora não seja o melhor meio, há clientes que ainda preferem enviar os pedidos via rede social. Então, o perfil do restaurante no Instagram ou Facebook vira também uma vitrine para divulgação dos pratos, bebidas e sobremesas, e também uma ferramenta de pedidos.

Atender clientes pelas redes sociais exige ter um tempo de resposta mais rápido para não perder vendas. Uma desvantagens é que as conversas ficam salvas apenas nas plataformas e não são integradas com qualquer tipo de sistemas de pedidos ou vendas.

Muitos restaurantes fazem essa aposta para manter a proximidade com seus clientes. Mas uma coisa é certa: é preciso avaliar quão efetivo esses canais são e quanto contribuem para ajudar a vender diretamente.

5 - Aplicativos

Os apps de restaurantes são criados, muitas vezes, especificamente para essa finalidade. Os clientes acessam o cardápio, compram e pagam online como em qualquer outra loja virtual. Além do pedido, normalmente podem acompanhar a entrega online.

Como as vendas ocorrem pelo autoatendimento, cabe aos estabelecimentos acompanhar os pedidos recebidos. Isso pode ocorrer tanto via painel ou ferramenta administrativa do app ou a partir da impressão das comandas na cozinha.

Mesmo sendo um canal bem tradicional para receber pedidos no delivery do restaurante, muitos aplicativos que são de terceiros podem sofrer instabilidades, prejudicando assim os serviços.

6 - Marketplaces

Os pedidos via marketplaces dão aos clientes mais autonomia. Assim, podem decidir por fazer as compras em supermercados ou ainda pedir o prato predileto, no final de semana.

Como apresentam mais diversidade dentro da mesma categoria, a concorrência para os restaurantes pode ser maior. Uma das vantagens é, sem dúvida, a abrangência e alcance das plataformas. Como o processo é intuitivo, as compras são feitas em pouco tempo e sem segredos.

Apesar das entregas serem terceirizadas, para o consumidor final conseguir resolver tudo em um único lugar ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Como saber qual é a melhor solução para receber pedidos no Delivery?

Por ser uma decisão estratégia e que pode impactar no aumento ou redução das vendas, saber o que avaliar é muito importante. De forma muito prática, essa comparação deve levar em consideração:

  1. Valor do investimento na ferramenta;
  2. Custos fixos ou comissões cobradas sobre as vendas;
  3. Custos de manutenção;
  4. Facilidade no manuseio e utilização no dia a dia;
  5. Possibilidade de integração com outras ferramentas como: softwares de pedidos, vendas ou financeiro.

Outra dica essencial é não depender de um único canal. Por melhor que sejam, é preciso lembrar que os clientes podem ter necessidades e canais de relacionamento mais adequados ou acessados. A combinação de um ou mais canais pode ser a receita ideal para o seu restaurante.

Como descobrir isso? Pergunte aos seus clientes, peça feedbacks constantes e acompanhe de perto a jornada de compra para entender quais são as dores e desafios reais.

Uma boa notícia: nós aqui na Goomer somos especialistas em soluções inovadoras e tecnológicas para o Foodservice. Ajudamos a milhares de restaurantes a vender dentro dos salões, no delivery e takeaway. Fale com um dos nossos consultores e conheça todas as opções.

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