As hamburguerias já são uma realidade no Brasil que tem ganhado cada vez mais destaque. Mas antes de fazer um investimento em um negócio como este, é importante conhecer o mercado. Por isso, separamos algumas dicas básicas que você precisa saber antes de montar uma hamburgueria.
Para ter uma rápida ideia, nos últimos três anos, nenhum outro tipo de operação na gastronomia teve um crescimento tão expressivo.
Num levantamento realizado pela Infood em abril de 2017, foram encontrados na cidade de São Paulo 102 marcas e 292 lojas. Apesar de não ser atualizado, esse dado aponta que o maior número de negócios é formado por marcas de uma única loja.
Confira em detalhes outras informações e veja tudo o que você precisa saber antes de montar uma hamburgueria.
Evolução do mercado de hamburguerias
Engana-se quem pensa que hamburgueria é um conceito recente. Basta olhar para algumas operações da cidade de São Paulo que já contam mais de 50 anos de história.
Chico Hambúrguer de 1963 e Joakins’s de 1965 são alguns dos pioneiros junto com A Chapa de 1967 e Dizzy de 1969.
Nos últimos anos, o que houve foi a consolidação de um modelo de negócio. Mas o que mudou?
Um padrão de operação moderno que ganhou o nome de hamburgueria. Antes disso, os negócios eram conhecidos como lanchonetes e não tinham o foco no hambúrguer. O fato é que o hambúrguer é um campeão de vendas, um produto que oferece uma boa margem de retorno.
Dessa forma, atraídos pelo sucesso de algumas operações, muitos novos negócios foram lançados. O principal cuidado para quem planeja entrar no mercado agora é entender que esse já é um mercado maduro. Então, é preciso ter mais cuidado no projeto e trabalhar com um bom plano de negócio. Existem alguns conhecimentos básicos, que todo empreendedor deve saber antes de montar uma hamburgueria. Veja agora quais são os principais.
Espere um retorno de longo prazo
Para quem quer começar agora, é preciso ter consciência de que algumas operações e marcas já estão consolidadas. Portanto, o retorno do investimento não virá rapidamente.
Assim, é recomendável um olhar conservador para esse prazo estimado que é, em média, de 2 anos. No entanto, existem algumas exceções, que podem alcançar o payback nos primeiros seis meses.
Faça reservas para capital de giro
O plano de negócios da sua hamburgueria deve considerar também reservas de capital de giro. Ao abrir uma hamburgueria é preciso lembrar que as vendas não vão aumentar de uma hora para outra. As novas operações vão encontrando seu ritmo de vendas aos poucos. O que pode acontecer neste período é ter que arcar com os custos sem contar com o lucro.
Considere a compra de uma franquia
Por mais que o objetivo seja produzir uma nova marca e ter um toque especial no cardápio da sua hamburgueria, uma opção pode ser avaliar as ofertas de franquias do mercado.
A franquia oferecerá conhecimento e orientação para a montagem do seu negócio, além do acompanhamento durante todo o período de desenvolvimento do seu ponto. Os valores cobrados variam de marca a marca, no entanto, todo o pacote já inclui esse suporte, além é claro de modelos já pré-definido para divulgações, campanhas e outros esforços de marketing.
Busque diferenciais
Monte um plano de negócio e o apresente para pessoas de sua confiança. É sempre bom ouvir os amigos. Mas, se puder, busque pessoas que tenham coragem de criticar sua ideia. A maioria das ideias do mercado está baseada no cardápio de hambúrgueres, e isto tem se mostrado algo muito frágil quando pensamos em diferenciais.
Você pode conseguir melhor resultado com boas opções de cervejas, com a ajuda de um consultor, e também na montagem de um bom cardápio de sobremesas. Lembre-se que o hambúrguer é o carro chefe, mas não deve ser o único responsável pela receita.
Profissionalize-se!
Num mercado maduro não existe espaço para amadores. Evite montar sua operação sem consultar especialistas. Reduza os erros com o apoio de consultores que podem acelerar o processo de montagem e emprestar experiência para sua operação.
Da mesma forma, ao montar sua equipe de operação, vendas e atendimento, prepare essas pessoas e relembre sobre a importância do bom atendimento.
Monte uma operação enxuta
Os negócios mais simples, mais enxutos, são hoje uma tendência. Eles também permitem um melhor entendimento dos movimentos de vendas e dos controles com custos menores. Até que você encontre o ritmo de vendas, trabalhe com um negócio menor. Aprenda com sua operação, com sua equipe, com seus clientes.
Invista quando estiver preparado e tiver certeza de que o investimento irá render ganhos maiores e efetivos. Antes disso, é desperdício.
Seja persistente
O começo de um novo negócio sempre é complicado, mas é muito importante que você invista tempo e foco na sua ideia. Escute seus clientes, mas dê tempo para que o seu conceito seja entendido antes de buscar novas ideias e soluções. Uma boa dose de paciência no começo será fundamental.
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