Quer dicas para divulgar seu cardápio digital? A Goomer te ajuda

Divulgar seu cardápio digital depende de alguns cliques, uma mensagem poderosa e, é claro, a tecnologia certa. Entenda neste artigo.

Por Redação Goomer 27 de Agosto de 2021 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Quer dicas para divulgar seu cardápio digital? A Goomer te ajuda

Com a chegada da pandemia do Covid-19, a concorrência aumentou bastante. Bares e restaurantes que não entregavam via delivery, precisam repensar suas estratégias, já que muitos negócios nasceram durante este período. Isso demandou um esforço maior para os empresários, que precisaram de conhecimentos para divulgar seu cardápio digital.

Hoje em dia, para conversar com o seu público ou clientes em potencial, não basta ter apenas um atendimento de qualidade. É preciso encontrar soluções mais práticas e eficientes, no menor tempo possível.

Por isso, neste artigo, vamos te passar algumas dicas de como divulgar o seu cardápio digital. Veja:

Solução Goomer

Para quem possui um delivery, temos uma boa notícia. A solução da Goomer focada em cardápios digitais para deliverys, oferece a criação de um link personalizável.

Mas o que seria isso?

É um endereço na internet exclusivo do seu cardápio para te ajudar na divulgação, e claro, na geração e controle dos pedidos realizados também por ele.

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Quer saber como criar uma conta para ter essa solução da Goomer no seu restaurante ou delivery? Já preparamos um artigo contando todos os detalhes.

Onde divulgar seu cardápio digital?

Depois que o link do cardápio digital for criado, lembre-se de anexar na sua biografia do Instagram e divulgar nos canais de relacionamento que você possui com seus clientes.

Aqui estão algumas delas:

WhatsApp

Se você ainda não sabia, o cardápio digital da Goomer foi desenvolvido para receber e centralizar os pedidos pelo WhatsApp. Aqui, o objetivo é ser um canal simples, rápido e eficiente para ajudar nas suas vendas.

Além disso, você pode compartilhar o seu link através de grupos ou em conversas únicas. Só não esqueça de criar uma boa estratégia antes de colocar em prática. Ou seja, crie um plano e tenha uma boa taxa de retorno dos seus clientes.

Site

Se você já possui um site próprio, pode anexar no seu conteúdo, o link do seu menu. E assim, você conseguirá direcionar os acessos para o seu cardápio online.

Por exemplo, você pode criar um botão focado para o cardápio, conhecido como call to action. Ou seja, botões que possuem o objetivo de fazer que o usuário realize alguma ação.

Além do que, um site pode ajudar os visitantes a conhecerem mais detalhes da sua marca e do seu negócio, em um único lugar. Isso se você preferir algo além das redes sociais, que também desempenham esse papel.

Redes sociais

As redes sociais são hoje um dos maiores amigos do empreendedor e dos canais de marketing. Isso porque, a partir do Facebook, Instagram, Twitter, Tiktok e muitas outras, todo negócio pode criar a sua presença digital e se comunicar com seus clientes rapidamente.

Contudo, apesar do amplo alcance, nem todas as plataformas são adaptadas para as vendas. Então, apesar de atraírem potenciais clientes, muitas vezes, os pedidos são concluídos por outros meios, como em cardápios digitais.

Isso não tem nenhum problema, ao contrário. Criar uma experiência para seus clientes é a melhor ideia. Ter diversos seguidores não significa que todos convertem, que gerem vendas. Foque no seu público alvo, ele é a necessidade. 

Figurinha do Instagram

Dentro das ferramentas do Instagram, uma chama bastante atenção para ajudar a divulgar seu cardápio digital: a figurinha ou sticker. A Goomer é uma das poucas startups brasileiras de food service que aderiu a melhorar essa funcionalidade para os(as) donos(as) de restaurantes.

Clientes do cardápio digital para deliverys podem usar o botão de pedidos de refeição e sticker do Instagram para aumentas as suas redes pela plataforma.

Para ativar e aproveitar o recurso, os restaurantes precisam ter uma conta ativa (conta comercial ou de criador de conteúdo) e a versão mais recente do aplicativo. Depois, basta habilitar a solução Goomer como plataforma de pedidos sem comissões e inserir o link que desejar. Saiba em detalhes como ativar sua conta e as principais vantagens do sticker de pedidos.

E pronto! Em seguida basta compartilhar sua figurinha no stories, pedir para seus clientes compartilharem, criar promoções e engajar novos usuários.

QR Code

A funcionalidade do QR Code pode ajudar e muito a aumentar o lucro do seu negócio. Pode ser em um plafeto que você encaminha com um pedido do delivery, no seu site ou na mesa do restaurante. A tecnologia será uma excelente alternativa para divulgar o cardápio digital.

Esses códigos podem ser estáticos ou criados conforme necessidade de utilização. Assim, para quem tem atendimento no salão é possível criar um QR Code e colocar na mesa.

 

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Por outro lado, quem atua com drive thru pode agilizar o tempo de atendimento e espera, se permitir que os clientes acessem o menu e façam os pedidos antes.

Embalagens e materiais impressos ou digitais

As embalagens funcionam perfeitamente como um cartão de visitas. Então, esse espaço deve ser aproveitado para atrair o seu cliente em potencial. Pode ser com um link no fim da cartinha que você enviar com o pedido ou panfletos com o QR Code.

Esses materiais impressos, quando são bem usados, podem ser bastante estratégicos. Isso porque, graças a facilidade da personalização dos cardápios digitais, mesmo surjam atualizações, o link para visualização dos pedidos será o mesmo.

Outra forma de promover seu cardápio é a partir de anúncios online em plataformas como Google e Facebook. Neste caso, além do valor para o investimento é preciso definir ou ter audiências para otimizar seu retorno.

Tudo começa com o perfil de usuários que você deseja alcançar ou para quem você quer que sua marca apareça novamente, ou seja, um remarketing. Isso é possível porque hoje em dia esse comportamento online é monitorado e ajuda a direcionar ainda mais toda publicidade.

Com a Goomer, por exemplo, os restaurantes podem utilizar o pixel do Facebook para criar audiências ou públicos semelhantes nas redes sociais. Assim, os esforços são mais efetivos.

Conclusão

Ter um restaurante de sucesso não é como costumava ser. Antes, contanto que sua comida e serviço sejam bons, você poderia abrir uma loja na esquina e fazer negócios por anos. No entanto, agora é necessário um pouco mais de estratégia na forma como você comercializa e se envolve com seus clientes. 

Viu como tornar seu cardápio digital mais conhecido e investir em ações promocionais nem sempre pesará no seu bolso? O objetivo da Goomer é te ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de expandir seus negócios e maximizar seus lucros.

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