Como e onde divulgar o cardápio digital? [Guia Completo 2021]

A Goomer preparou um guia completo para você saber como e onde divulgar um cardápio digital. Aceita estas dicas?

Por Redação Goomer 30 de Outubro de 2020 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Como e onde divulgar o cardápio digital? [Guia Completo 2021]

Mesmo em crise, a concorrência entre os bares e restaurantes ainda é muito grande. Então, para chamar a atenção dos consumidores além das premissas básicas como produtos, atendimento e serviços de qualidade, é preciso investir também em estratégias de divulgação. Divulgar o cardápio digital e falar com a sua audiência, portanto, é o mínimo e nem sempre depende de grandes investimentos.

Bom, aqui na Goomer sempre ajudamos nossos clientes as com melhores práticas de marketing e vendas. Compilamos neste guia, algumas das principais dicas dos nossos especialistas para ajudar o seu negócio a se destacar e lucrar ainda mais. Confira!

A solução para delivery da Goomer (antigo GoomerGo) gera um link personalizável e exclusivo do seu cardápio online para facilitar a divulgação, como por exemplo: www.goomer.app/bug-burger (é recomendável que você utilize o nome do seu restaurante para melhorar a identificação).

Portanto, cada negócio terá uma URL diferente por onde os clientes podem acessar, visualizar e fazer os pedidos online ou dentro dos restaurantes.

Canais e recursos comprovados para divulgar o Cardápio Digital

Cardápio criado? É hora de tornar essa novidade conhecida (Ah, e se ainda não criou a sua conta gratuita da solução para delivery (antigo GoomerGo), aproveite para preencher o seu cadastro e já utilizar nossa tecnologia para melhorar seus resultados).

Lembre-se: Quem não é visto, não pode ser lembrado, então, veja agora os canais e recursos mais utilizados para divulgar o cardápio digital para quem já conhece o seu negócio e para potenciais clientes.

WhatsApp

Se você ainda não conhece, saiba que a solução para delivery (antigo GoomerGo) foi desenvolvido para receber e centralizar os pedidos pelo WhatsApp, sendo um canal mais rápido e eficiente para fazer vendas pelo comunicador instantâneo.

Da mesma forma, você pode compartilhar o seu link para os contatos pessoais, via lista de transmissão e em grupos específicos, ampliando assim as chances das pessoas conhecerem seu negócio e aumentar a demanda de pedidos.

Site

Quem já tem um site próprio, ou seja, uma página online e que não é uma loja virtual ou e-commerce, pode direcionar os acessos para o seu cardápio online.

Existem duas maneiras para isso:

  1. Via botão de compras ou Call to Action (que são aqueles botões que levam a uma ação como concluir um pedido, por exemplo): basta inserir ali o link do cardápio online; e
  2. Por redirecionamento: quando o usuário digita o endereço do seu site, mas é encaminhado automaticamente para seu página no GoomerGo. Essa configuração pode demandar suporte técnico ou se você tiver acesso ao painel de controle do seu site, que tenha essa opção, basta indicar o endereço para o qual deseja alterar e salvar.

Assim, os visitantes podem saber mais sobre sua marca e/ou aproveitar também para realizar os pedidos.

Importante: você não precisa escolher um ou outro. Ter um site e um sistema de pedidos podem ser coisas complementares.

Perfis em redes sociais

As redes sociais são hoje um dos maiores canais de marketing. Isso porque a partir de contas gratuitas, toda empresa pode criar a sua presença digital e se comunicar com clientes e consumidores em geral, rapidamente.

A vitrine social encurta o caminho para o seu negócio e pode ainda ajudar a reduzir outros custos como os de manter um telefone fixo somente para receber as ligações de clientes, por exemplo.

Apesar do amplo alcance, nem todas as plataformas são adaptadas para as vendas online. Então, apesar de captarem potenciais clientes, muitas vezes, os pedidos são concluídos por outros meios.

Isso não tem nenhum problema, desde que você saiba como aproveitar esse tráfego e que tenha um canal específico de vendas. Ter diversos seguidores é sinal de que seu bar ou restaurante ganhou fãs. Mas likes é, definitivamente, muito diferente de lucro.

Sticker do Instagram

Se você utiliza o Instagram pode divulgar o cardápio digital pelo stories e vender diretamente pela rede. A Goomer é uma das poucas empresas brasileiras, parceiras oficiais do Facebook habilitadas para ter o Sticker do Instagram.

Na prática, isso quer dizer que todos os nossos clientes podem contar com esse recurso adicional.

Quer mais? Somos a única plataforma que não cobra comissão pelas vendas. Então, está livre dessa preocupação.

Nem sempre é possível inserir todas as informações de contato nas rede sociais. Por isso e para simplificar ainda mais a sua propaganda selecionamos alguns encurtadores de URL e centralizadores de informações (para quem ainda não tem um site):

  1. https://linktree.com.br/site/
  2. https://linklist.bio/
  3. https://linkme.bio/
  4. https://instabio.cc/
  5. https://www.flow.page/welcome
  6. https://site.ulink.bio/
  7. https://many.link/
  8. https://milkshake.app/
  9. https://lp.apptuts.bio/
  10. https://conecta.bio/
  11. taplink.cc
  12. https://lnk.bio/pt/
  13. jlinnk.com
  14. https://sitelink.me/
  15. tny.sh
  16. https://campsite.bio/
  17. bit.ly

Para conferir todas as funcionalidades (maioria gratuitas) basta clicar nos links citados.

QR Code

O QR Code gera um código eletrônico para leitura de diversos dados. Pode ser um documento, um site, uma campanha promocional. É uma excelente alternativa para divulgar o cardápio digital.

Esses códigos podem ser estáticos ou criados conforme necessidade de utilização. Assim, para quem tem atendimento no salão é possível criar um QR Code por mesa (como nossos clientes da solução em QR Code (antigo Goomer Na Loja).

Por outro lado, quem atua com drive thru pode agilizar o tempo de atendimento e espera, se permitir que os clientes acessem o menu e façam os pedidos antes. Geralmente, os QR Codes são criados online gratuitamente.

Embalagens e materiais impressos ou digitais

As embalagens funcionam perfeitamente como um cartão de visitas. Então, esse espaço também pode ser aproveitado para divulgar o seu link e até, quem sabe, incentivar novos pedidos.

Materiais gráficos e demais impressos também são estratégicos, embora os custos sejam mais altos. No entanto, se optar por imprimir o seu cardápio pode ter que investir mais uma vez na reimpressão se os produtos ou preços forem alterados.

Uma dica válida é divulgar sempre o link do cardápio online. Assim, mesmo que passe por atualização, o endereço para visualização ou pedidos será o mesmo.

Outra forma de promover seu cardápio é a partir de anúncios online em plataformas como Google e Facebook. Neste caso, além do valor para o investimento é preciso definir ou ter audiências para otimizar seu retorno.

Tudo começa com o perfil de usuários que você deseja alcançar ou para quem quer que sua marca apareça novamente, caso seja um remarketing. Isso é possível porque hoje em dia esse comportamento online é monitorado e ajuda a direcionar ainda mais toda publicidade.

Com a solução para delivery (antigo GoomerGo), por exemplo, os restaurantes podem utilizar o pixel do Facebook para criar audiências ou públicos semelhantes nas redes sociais. Assim, os esforços são mais efetivos.

Viu como tornar seu restaurante mais conhecido e investir em ações promocionais nem sempre custa muito? Conheça as soluções digitais da Goomer e leve tecnologia para o seu restaurante.

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