Os garçons são muitas vezes a "cara do seu restaurante". São estes profissionais que atuam diretamente como elo entre os os serviços prestados em seu estabelecimento e os clientes. Por isso, contratar garçons excelentes pode fazer toda diferença e é uma atividade que exige dedicação.
Pra começar, um dos pontos mais importantes é ter um processo de contratação e o perfil desejado bem definidos. Bons profissionais, simpáticos e prestativos, aumentarão a popularidade do seu restaurante. Por outro lado, profissionais menos qualificados podem fazer com que você perca clientes, além do tempo e dinheiro que deverão ser gastos em novas contratações.
Precisa de novos profissionais para o atendimento no seu bar ou restaurante? Então, aproveite para conferir essas 4 dicas essenciais. Contrate e retenha os melhores talentos para o seu negócio!
Como contratar garçons excelentes para seu Restaurante
Essa parece ser uma tarefa difícil, mas ao contrário do que muitos gestores pensam, é possível começar de forma muito simples, com essas dicas exclusivas:
1 - Pense no perfil do seu restaurante
Todo restaurante é único e todo garçom também. Isso significa que, ao abrir novas vagas para essa posição, alguns candidatos, ainda que bons, não terão o perfil ideal que você procura. E aqui, a ressalva é a de que, essa avaliação pode ir além das habilidades técnicas e experiências anteriores.
Assim, é importante entender qual é a mensagem que você quer passar e o clima que pretende criar em seu ambiente. Seu estabelecimento é mais romântico, sofisticado ou casual? Tenha isso em mente antes de divulgar a(s) vaga(s) e começar as entrevistas.
2 - Saiba o que você procura ao contratar garçons
Depois de entender o que o seu restaurante está pedindo, é hora de pensar em como preencher esse pré-requisito. Como seria o seu garçom ideal? Algumas qualidades, como iniciativa e boa comunicação, são essenciais. Outras vão variar de lugar para lugar. De qualquer modo, contrate uma pessoa com quem você gostaria de conviver.
Por outro lado, não seja exigente demais. Entenda que, mesmo que o profissional não tenha todas as habilidades ou comportamentos desejados, você também pode prepará-lo e treiná-lo para exercer a função com excelência.
3 - Capriche na entrevista
Currículos têm a sua importância, mas é na entrevista que você irá perceber se o candidato realmente possui todas as características que você procura. O seu futuro deve garçom mostrar, na sua linguagem corporal, que é extrovertido e não tem medo de conversar. Um bom aperto de mão demonstra confiança e também pode ser um ótimo sinal.
Não se esqueça de perguntar quais são suas expectativas em relação a vaga e à sua possibilidade de crescimento como profissional. Não trate a posição de garçom como algo que qualquer um pode fazer. Acredite: isso apenas afastará os melhores candidatos.
4 - Valorize o treinamento
Acertar na contratação não é tudo. De nada adianta encontrar o profissional perfeito para o seu restaurante se você não souber treiná-lo da melhor maneira possível. Crie um programa de treinamento que adapte o novo colaborador (seja ele fixo ou temporário) ao seu ambiente. Ao mesmo tempo demonstre as vantagens da posição que o profissional ocupa.
Contratar garçons excelentes é só a primeira etapa para oferecer um atendimento e uma experiência excepcional no seu restaurante. É preciso manter esses profissionais sempre engajados e motivados. Um bom passo para isso, é definir metas claras e incentivos compatíveis.
É preciso criar também um ambiente e condições únicas para reter esses talentos e diminuir a rotatividade de garçons no restaurante.
E então, agora você se sente mais preparado para selecionar novos profissionais e aumentar a qualidade do serviço que você oferece? Não economize tempo e nem dinheiro ao contratar garçons. Tenha nesse, um investimento necessário para se destacar da concorrência.
Lembre-se de que, no fim das contas, o que irá contar para os consumidores é sempre a experiência total. E isso vai desde um prato especial com toque do chefe, passando pela limpeza do ambiente e atendimento dos seus profissionais. De nada ter somente um ou outro.
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