Com a severa crise que atingiu o país no ano de 2016, qualquer tipo de estabelecimento tem que planejar uma estratégia para contenção de gastos, e com os restaurantes não é diferente. Esse tipo de negócio viu seus custos com suprimentos e mão de obra aumentarem, e ao mesmo tempo presenciou uma diminuição no número de clientes.
Diante desse quadro, é importante tentar renegociar dívidas com fornecedores e achar maneiras mais práticas e baratas para manter clientes usuais e atrair novos, além de estar preparado para todas as novidades e inovações que possam surgir. Vamos apresentar neste post maneiras de driblar o aumento de custos no restaurante. Acompanhe!
Diminua o consumo básico
Essa questão é sempre levantada, mas é fundamental reiterar que uma economia nos itens básicos do restaurante alivia muito a conta final. Instrua os funcionários a usarem a luz de maneira prudente, sempre desligando o que não está sendo usado.
Isso vale para a água também. Às vezes uma torneira que deixamos aberta no meio da correria da cozinha pode desperdiçar água por vários minutos, e isso somado durante o mês inteiro pesa muito.
Para o gás vale a mesma regra: peça atenção aos cozinheiros para não deixarem chamas acesas sem um propósito. Vale também colocar luzes com detectores nos banheiros dos clientes, e afixar cartazes instruindo-os a não desperdiçar água e papel.
Renegocie com fornecedores
Caso as contas apertem, uma solução pode ser você tentar outras formas de negociar com todos os fornecedores. Converse com todos eles, e se necessário solicite novos prazos para pagamento.
Pode ser viável até estudar a substituição de alguns produtos por outros mais em conta, desde que a qualidade não seja prejudicada. Lembre-se que a crise é para todos, e é interessante também para os fornecedores que continuem vendendo, portanto, uma boa conversa pode ser benéfica para ambos os lados.
Invista na tecnologia para driblar o aumento de custos no restaurante
Um bom restaurante hoje deve se valer, e muito, da internet. Uma boa dica é o uso do cardápio digital, pois assim você economiza com a impressão de novos cardápios de papel, e mantém seus clientes atualizados sobre pratos e promoções. Uma boa divulgação pode ser feita em várias redes sociais, atraindo novos clientes.
Inove para atrair os clientes
O cliente tem que se sentir sempre à vontade e não pensar que está gastando demais. Por isso, deixe o cifrão de fora dos preços no cardápio. Se possível, coloque uma bela imagem de cada prato disponível, pois a degustação começa pelo olhar.
Se você já utiliza o cardápio digital, essa parte visual é ainda mais fácil de resolver, pois o uso de imagens não significa mais aumento de custo de impressão. Disponibilizar o prato em tamanhos diferentes também é interessante. Sempre crie promoções, e lembre-se de divulgá-las na internet.
É fundamental estar atento a alguns detalhes se você quiser evitar o aumento de custos no restaurante. A crise pegou o comércio em geral, portanto fique atento aos desperdícios, tente renegociar com fornecedores e sempre inove para atrair uma clientela cada vez maior e mais diversificada.
O cardápio digital pode ser um grande aliado nesse sentido, pois ajuda a atrair novos clientes e a fidelizar os antigos. Quer descobrir como? Então veja uma demonstração do Goomer, entre em contato com nossa equipe para visitar um de nossos clientes e comprove você mesmo!
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