Cada vez mais, os restaurantes e deliverys estão deixando de lado os cardápios impressos, ou até manuscritos, para investir em cardápios digitais. Mas você saberia criar o melhor cardápio digital?
Esse tipo de menu pode exibir os itens do menu através de imagens, vídeos ou mensagens personalizadas. Por isso, esses benefícios tornam os cardápios digitais uma, ou quem sabe, a melhor alternativa para os estabelecimentos de food service apresentarem seus pratos.
Resumindo ainda mais, o cardápio digital revolucionará o seu negócio, porque existem vantagens que o seu restaurante ou delivery não poderá deixar de lado.
Como fazer o melhor cardápio digital?
Existem diversas maneiras de fazer um cardápio digital. Mas antes de tudo, você precisa encontrar uma solução que seja personalizável.
Por que?
Então, quando você escolhe uma plataforma que permite que você, dono(a) de restaurante, personalize o seu cardápio, quem ganha é o seu estabelecimento. Com isso, será possível adicionar imagens melhores, descrições dos pratos mais criativas e até vendas sugestivas.
Veja alguns exemplos de como criar o seu cardápio digital:
Goomer
Na Goomer, não faltam soluções para os restaurantes através dos cardápios digitais. Elas vão da escolha do pedido até o pagamento. São elas:
Viu? As opções são muitas e milhares de restaurantes no Brasil já utilizam no seu dia a dia a Goomer.
E tudo isso em um só lugar, sem taxas adicionais. O que é diferente dos marketplaces.
Já te mostramos neste artigo como criar um cardápio digital, com passo a passo.
Canva
Além das soluções da Goomer, você pode criar seu menu do zero usando ferramentas de design, como o Canva.
Ela é uma ferramenta de edição, fácil de usar e que permite criar diversos tipos de conteúdos, não só cardápios.
Só que, ao contrário da Goomer, o Canva não consegue conciliar o cardápio com os pedidos. Ou seja, não dá para a partir dessa ferramenta, criar o menu e o pedido acontecer por ali.
O que não pode faltar em um cardápio digital?
Além de se preocupar com o sabor dos pratos, também é importante estar atento(a) com a aparência do alimento. Por exemplo, se seus clientes veem um prato no cardápio e recebem outro, seja no estabelecimento ou em casa, o seu negócio terá grandes chances de receber críticas.
Por isso, ao criar um cardápio digital, pense em:
- Nas cores: Escolha cores que seu restaurante ou delivery costuma usar. Na sua logomarca, nas embalagens ou em outros itens;
- Imagens atrativas: Em um cardápio, um dos fatores mais importantes são as imagens dos pratos já prontos para servir. Garanta para que eles fiquem atrativos;
- Vendas sugestivas: Um dos fatores que aumentam as vendas, são as sugestões. Um hambúrguer pode ser vendido separadamente, mas quem sabe criar um combo com batatas fritas e um refrigerante? Além de melhorar a experiência do cliente, isso também vai aumentar o seu faturamento;
- Descrições bem escritas: Ao criar as informações que vão juntos aos pratos, se preocupe em descrever item por item. E ao terminar de escrever, releia para que nenhum erro passe.
Quanto custa o cardápio digital?
Para essa pergunta, a resposta são muitas. O Canva é gratuito, contudo, o seu cliente não vai conseguir fazer o seu pedido por lá. A ferramenta ajudará a criar os cardápios no formato de pdf, por exemplo.
Na Goomer, existem os planos gratuitos e os pagos, a partir de R$ 39,90.
Lembrete: Quando decidir adquirir ou melhorar o seu cardápio, pense na jornada. Do pedido do cliente até a entrega do prato. Experiência acima de tudo!
Quais são os benefícios do cardápio digital?
Agora que você sabe que criar o melhor cardápio digital não é um bicho de sete cabeças, conheça alguns dos seus benefícios:
Atualizações rápidas
Um cardápio digital vai permitir atualizações rápidas e a qualquer momento.
Melhor experiência para o cliente
Assim que os clientes acessam o cardápio, eles se deparam com vídeos, imagens mais nítidas, conteúdos e informações promocionais que chamam mais a sua atenção do que um menu impresso.
Informações mais destacadas
As descrições podem ser mais completas, apresentar calorias ou oferecer itens do cardápio para as pessoas que possuem alergias. Boa notícia para os vegetarianos/veganos, pessoas celíacas (que possuem alergia à glúten).
Vale a pena usar um cardápio digital?
A digitalização de processos e até mesmo de canais de vendas tem ajudado o setor de food service a se reinventar. Mesmo antes da pandemia, as pessoas já fazia pedidos de comida online e, diante do novo cenário, esse volume foi ampliado.
Uma das maiores dificuldade de quem tem um restaurante, é ter canais e meios de atendimento que sejam eficientes. Os canais tradicionais como o telefone, por exemplo, deram lugar a alternativas mais interativas e que possibilitam o autoatendimento de ponta a ponta.
Sistemas de pedidos digitais e tornam a experiência de compra mais fluida e atrativa. A conveniência e a segurança são outros diferenciais.
Do lado do restaurante e deliverys, os estabelecimentos passam a ter mais agilidade operacional, podem automatizar o atendimento e reduzem custos com impressões dos menus. Crie seu novo cardápio de restaurante online e descubra todos os benefícios na prática!
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