Desde que o chef catalão Ferran Adrià obteve sucesso com a sua imaginativa cozinha molecular, o mundo da gastronomia viu uma explosão de reconhecimento, com novos chefs de vários países se tornando celebridades.
A culinária sofreu uma grande transformação, e não foi surpresa quando esse sucesso passou para a televisão. Hoje em dia, programas como MasterChef, Cake Boss e Hell's Kitchen se tornaram campeões de audiência.
Se você trabalha nesse ramo, saiba que programas de culinária podem ajudar (e muito!) no crescimento do seu negócio. Duvida? Então leia este post, porque é exatamente isso o que vamos mostrar agora:
Os pratos de sucesso
É muito importante ficar atento aos novos ou aos já clássicos pratos que são mostrados nos programas. Alguns são feitos pelos alunos e têm a aprovação (ou não) dos chefs jurados, enquanto outros são feitos por cozinheiros famosos que fazem participações especiais.
Como na maioria das vezes os jurados são profissionais de renome, é bom ficar atento ao que é aprovado por eles. Pode-se replicar ou fazer uma versão nova de cada prato, e esses programas geralmente contam com a receita e modo de preparo na internet, o que pode ser valioso para o seu restaurante.
A organização na cozinha
Além de mostrar novas receitas e conceitos, muitos desses programas mostram como é a rotina de uma cozinha, e você pode aproveitar isso no seu empreendimento.
Essa rotina envolve hierarquia, trabalho em equipe, serviço pesado e muita coordenação. Muitas vezes, algumas aulas ou etapas do programa são mostrados em restaurantes reais, frequentemente nos dos próprios jurados, e observar como é esse dia a dia de lugares já famosos vai ser de grande utilidade para o seu negócio.
Outra detalhe interessante é você estimular os seus funcionários a assistirem os programas, principalmente os que têm pouca experiência. Isso pode mostrá-los que o mundo da gastronomia não é feito somente de glamour e entrevistas na televisão, mas sim de muito trabalho, estudo e qualificação
A exposição da gastronomia
Como sabemos que a propaganda é a alma de todo negócio, utilize a grande exposição que cada programa traz.
Caso um deles tenha mostrado uma prova sobre determinada área da cozinha, como a do sudoeste asiático, por exemplo, aproveite para divulgar nas redes sociais todas as receitas que você possua nessa área, linkando com o sucesso de cada programa.
Se um vencedor de reality show vencer uma edição com uma versão repaginada de um prato clássico, mostre aos clientes que você também tem a sua própria receita.
Esses programas e os seus jurados e os seus participantes ficam na boca do povo durante muito tempo, e é totalmente válido você aproveitar essa publicidade.
Além de chefs muito populares e shows com muita audiência, os programas de culinária trouxeram a gastronomia para as discussões novamente, além de renovar o interesse e a curiosidade para essa que é, sem dúvida, uma das mais adoradas artes do mundo.
Se você é um apaixonado por gastronomia e gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais. Os seus amigos vão adorar saber mais sobre esse assunto!
Deixe seu comentário ou dúvida