Não importa se o seu restaurante serve comida tailandesa, com pratos impronunciáveis pelo público brasileiro, ou se é uma pizzaria com os sabores já conhecidos por todo mundo: uma imagem continua valendo mais do que mil palavras e pode fazer toda a diferença no seu menu. Quer ver por quê? No post de hoje, vamos te dar algumas razões para apostar em fotos profissionais para criar um cardápio confiável que vai se tornar uma máquina de vendas! Ajeite o seu tripé, desligue o flash e vamos lá:
Fotos chamam a atenção
Pergunte aos seus garçons e garçonetes quantas vezes eles já ouviram o cliente dizer “eu quero este aqui da foto”. Mesmo que o seu cardápio seja pequeno e com imagens de apenas alguns dos pratos, os que têm fotografias provavelmente saem com alguma frequência, e não é por acaso!
Todo mundo já passou pela tediosa experiência de ter que assistir a uma apresentação de slides que só continha texto, não é? E quem nunca se pegou pulando uma reportagem em uma revista ou jornal porque ela não era acompanhada de nenhuma imagem? Não há como negar que as fotos têm um poder de atração bem grande sobre nós, e no cardápio do seu restaurante as coisas não são diferentes.
Boas fotos motivam a decisão de compra
Entre um talharim ao sugo sem nenhuma fotografia e uma lasanha à bolonhesa fumegando ali na imagem do cardápio, venhamos e convenhamos que as chances de acerto ao escolher a segunda opção são bem maiores! Isso porque para a lasanha, além do que está escrito no menu, você tem a confirmação pela foto de que o prato, no mínimo, parece bom. E esse é mais um motivo pelo qual os pratos com imagens saem mais do que os outros.
Os clientes têm pressa
Imagine a seguinte situação: você entra no restaurante, senta-se e, se não está com o horário apertado, provavelmente está pelo menos com fome. No menu, você já dá de cara com uma foto de um apetitoso filé à parmegiana. Mais adiante, encontra uma lista com outros dez pratos muito bem descritos, mas até ler sobre cada um deles, ponderar a sua vontade e finalmente fazer o pedido... não seria muito mais fácil optar por aquele filé da foto?
Um estudo feito pelo site Grits & Grids em 2012 mostrou que quanto mais imagens e menos palavras você coloca no menu, mais rápida e assertiva é a decisão do freguês e mais vendas o restaurante faz! Assim, o cliente não precisa se preocupar em ler e entender a descrição dos pratos ou tirar suas dúvidas com o garçom: basta olhar para as imagens e, basicamente, escolher com o estômago!
Fotos profissionais dão credibilidade ao restaurante
Agora que você já entendeu porque é tão importante ter fotos no seu cardápio, antes de sair clicando os seus pratos descontroladamente, saiba que apenas ter algumas imagens não basta. Pelo contrário, ter fotos mal tiradas e com jeito de amadoras pode até comprometer a imagem do seu estabelecimento, portanto atenção!
Em primeiro lugar, saiba que para que as fotos surtam o efeito desejado no freguês, elas precisam realmente dar água na boca e, para isso, é preciso ficar atento a uma série de coisas. Mas além disso, fotos escuras, sem foco ou mesmo em que o prato não está muito bem-apresentado podem dar a impressão de que o seu restaurante, assim como aquelas imagens, não é lá muito profissional, e aí as chances de o cliente apenas dar aquela olhada rápida no menu e decidir ir embora são altas.
Você não precisa necessariamente contratar um fotógrafo, mas tem que ter um mínimo de cuidado para que as fotos fiquem boas mesmo, certo? Neste post aqui te damos algumas dicas valiosas para isso!
O mesmo vale para o próprio cardápio: um menu mal feito, com cara de que foi impresso e plastificado na papelaria da esquina também faz com que o seu estabelecimento pareça menos elegante, por isso conte com um cardápio de qualidade para deixar transparecer também a qualidade dos seus pratos.
E aí, entendeu porque você precisa ter imagens no seu menu e porque elas precisam ser profissionais? Então comente contando se você tem alguma foto no seu cardápio e que efeito acredita que ela tenha sobre os clientes!
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