11 dicas exclusivas para as fotos dos alimentos darem água na boca

O clique perfeito não precisa ser complexo! Siga estas dicas exclusivas e tire fotos dos alimentos que vão ser de dar água na boca.

Por Redação Goomer 04 de Agosto de 2014 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 4 min. de leitura
11 dicas exclusivas para as fotos dos alimentos darem água na boca
goomer-cta-goomergo-2021.png

O cardápio digital é a vitrine do estabelecimento e deve ser convidativo. As técnicas de vendas e Engenharia do Cardápio utilizadas na Goomer devem ser aliadas as descrições e fotos dos alimentos para que deem água na boca dos clientes.

As fotografias devem ser mais bonitas que o prato em si, chamando para que o usuário prove o prato, mas nunca enganosas. Agora, se a foto for amadora, o efeito pode ser contrário, afinal as pessoas costumam primeiro "comer com os olhos".

Hum... deu fome? Então veja essas dicas de como extrair a melhor fotografia dos alimentos, da editora e fotógrafa do Digital Photography School, Darlene Hildebrandt.

1. Escolha os ingredientes mais frescos

Se a casca/pele do alimento está enrugada, com marcas ou danificada de alguma forma, substitua o ingrediente por outro mais bonito ou mude o ângulo para não se ver o lado que está ruim. Isso parece óbvio, mas pode ser facilmente esquecido.

Você geralmente vai fotografar bem de perto e mesmo as mais pequenas imperfeições se tornam visíveis. Verifique os ingredientes de perto e seja bem criterioso na hora da compra.

goomer-foto-dos-alimentos-cardapio-digital.png

2. Iluminação é tudo

A iluminação é a principal ferramenta para deixar as fotografias apetitosas. É ela a responsável por permitir que o vapor no alimento apareça na imagem. 

goomer-foto-dos-alimentos-imagem-prato-montado.png

Observe abaixo que a segunda fotografia é bem mais apetitosa quando comparada com a primeira.  A única diferença é o ângulo da iluminação.

goomer-foto-dos-alimentos-prato-outro-angulo.png

A luz que vem de trás para a frente do alimento, faz com que a salada pareça mais nítida e fresca. A primeira imagem aparenta ser plana e não tão atrativa. Essa é a magia de uma boa foto dos alimentos!

3. Mantenha o cenário simples

Retire as coisas de cima da mesa que não são necessárias, que podem distrair a atenção para o prato. Se o prato não é atrativo por si só, mostre apenas uma parte dele.

Uma sopa, por exemplo, pode não ser atraente visualmente. Neste caso, complemente com alguns acessórios e em caso de dúvida lembre-se que menos às vezes é mais.

goomer-foto-dos-alimentos-imagem-prato-pronto.png

4. Use acessórios simples, incluindo ingredientes crus

Pratos simples, talheres, alimentos crus, entre outros, são considerados bons acessórios para a fotografia. Utilize pratos e tigelas não padronizadas, para manter o destaque no alimento.

goomer-foto-dos-alimentos-cumbuca.png

5. Mostre o antes e o depois

Mostrar os passos de preparo do alimento ou bebida. Isso ajuda as pessoas a entender a imagem final.

goomer-foto-dos-alimentos-prato-sendo-preparado.png

Mostre uma imagem antes e uma depois do processo. Quem sabe um passo a passo. Isso funciona bem quando algo não parece tão grandioso quanto é.

goomer-foto-dos-alimentos-outra-travessa.png

6. Mostre o alimento em preparo

Para itens com a mesma características da dica 5, mostrar apenas o alimento em preparo. As vezes é melhor que mostrar o produto final.

7. Adicione um elemento humano

Adicionar uma mão mexendo o recipiente ou segurando o prato, permitirá mostrar um lado mais apelativo e real.

goomer-foto-dos-alimentos-pessoa-mexendo-na-panela.png

8. Não cozinhe por completo

Quando carnes e legumes são cozidos por completo, eles ainda se mantêm em estado de cozimento após removidos do calor. Então, para mantê-los com aparência suculenta, remova-os do fogão ou forno um pouco mais cedo.

Tire as fotos, e em seguida, ponha-os de volta para terminar a cozimento. Isso vai ajudar a não deixá-los com aparência murcha e passada.

9. Mantenha os pratos limpos

Outra dica que parece óbvia, mas é importante reforçar. Os pratos e acessórios que vão os alimentos e bebidas precisam estar completamente intocáveis, limpos e livres de manchas.

goomer-foto-dos-alimentos-foto-superior.png

Quando você vai tirar a foto de perto, como quase todas requerem, qualquer imperfeição vai aparecer e dar a impressão que o prato está bagunçado ou incompleto.

10. Varie o ângulo da câmera

Tente diferentes ângulos quando estiver fotografando. Diretamente de cima, inclinado, da borda do prato ou mesa, entre outras. Seja criativo e tente mostrar o prato de visões diferentes das que as pessoas estão acostumadas a ver.

goomer-foto-dos-alimentos-prato-pronto-servido.png

11. Adicione um pouco de azeite

Para fazer os legumes brilharem, pincele-os com um pouco de azeite oliva ou misture a salada com água. Isto vai fazer parecer fresco.

goomer-foto-dos-alimentos-ingredientes.png

E aí, gostou? Falta pouco para você começar a montar o seu cardápio digital


Conteúdo e imagens retirados do artigo original "11 Quick Food Photography Tips to Make Mouth Watering Images".

goomer-cta-cd-2021.png

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos