As pessoas não vão a um restaurante apenas pela comida. Fazer uma refeição fora de casa é algo especial, um momento que compartilhamos com aqueles que amamos. E o papel do garçom é essencial para que seja uma experiência positiva.

 

   O atual ritmo de vida do brasileiro é extremamente acelerado. Com todas as atribuições do dia a dia, sobra pouco tempo para cuidar de atividades que representem um momento de renovação e, assim, os brasileiros vêm tentando encontrar meios de reduzir o stress e otimizar o tempo.

   Trabalho, foco na carreira, família, amigos, compromissos. Como dar conta de tudo e ainda ter tempo para fazer compras de supermercado e preparar os alimentos? Além de tudo isso, é preciso considerar também o tempo gasto depois do preparo com limpeza e arrumação da cozinha.

   Uma ida a um restaurante pode ser a saída perfeita para quem busca praticidade no momento das refeições e de quebra, uma fuga da rotina.

   Por isso, tão importante quanto a qualidade dos pratos que o restaurante entrega é a excelência do atendimento. Nada frustra mais um cliente (antigo ou novo) do que um garçom despreparado. Simpatia e cordialidade são essenciais para causar uma boa impressão e fidelizar a clientela.

   Alguns restaurantes, com o intuito de melhorar o atendimento, adotaram menus em tablets. Porém, não importa o quão atrativo soe a implementação de um menu digital, a mera menção da ferramenta tecnológica para um garçom gera desconforto e uma sensação de que seus serviços não serão mais necessários no restaurante. Assim, ele deixa de se esforçar para atender bem o cliente e, muitas vezes, tenta até mesmo sabotar o novo sistema.

   Mas a substituição da mão de obra humana pela tecnologia só seria possível se os menus digitais tivessem todo know-how dos garçons. Se eles pudessem conversar, dar conselhos e fazer toda parte calorosa do atendimento, que é imprescindível e precisa de seres humanos. E como isso não é possível, entra em pauta um assunto que pode valorizar ainda mais o papel do garçom em um bar ou restaurante: a valorização do conhecimento e sua atuação estratégica para gerar um atendimento diferenciado.

   A equipe que lida diretamente com os clientes (garçons, sommeliers, hostess, etc) desempenha um papel vital no atendimento, uma vez que a primeira impressão transmitida por eles pode definir se o público voltará ou não ao restaurante.

   Cada detalhe do atendimento dado por essa equipe conta. O modo com que o garçom segura e apresenta o cardápio para o cliente, o jeito que ele explica quais são os pontos fortes do menu e até mesmo a expressão corporal que o garçom apresenta, do sorriso no cumprimento inicial até a despedida. São detalhes como esses que podem dar origem a um comentário bom ou ruim nas redes sociais de geolocalização que somam pontos a favor da casa, como TripAdvisor ou Booking.

   Assim, é possível notar que o papel do garçom sofreu alterações nos últimos anos, ainda mais com a implementação de tecnologias como o cardápio digital. Anotar os pedidos e transmiti-los para a cozinha já não é mais tarefa do garçom. Levar as comandas de papel até o caixa também não é mais necessário, visto que o cardápio digital consegue dar conta de tudo sozinho.

Então qual é o papel do garçom na realidade moderna?

   O papel do garçom é atuar como um consultor, quase como um amigo do cliente que precisa de dicas de harmonização de bebidas, ou do melhor tipo de café para seu paladar. Ele precisa ter jogo de cintura para saber utilizar a tecnologia para agregar valor ao atendimento e para que o cliente se sinta mais à vontade possível para tomar a decisão de consumo.
Ele é a ponte entre o cliente e o restaurante, é o guardião da marca e, portanto, quem vai transmitir de maneira correta ou incorreta a mensagem que o restaurante quer passar para o cliente.
Para garantir a qualidade do atendimento, invista em treinamento, motive sua equipe e faça com que seu restaurante seja lembrado pela cordialidade e presteza da equipe de atendimento!

E mais!

   Não deixe de conferir também nosso guia sobre a jornada do cliente no restaurante para criar um atendimento nota 10, do início ao fim:

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